Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Comediantes russos dizem ter enganado Bernie Sanders fingindo ser Greta Thunberg

Campanha do pré-candidato democrata não confirma que ligação aconteceu

Comediantes russos alegam ter telefonado para o pré-candidato presidencial democrata dos EUA Bernie Sanders, fingindo ser a ativista climática Greta Thunberg e oferecido o apoio dela à sua campanha.

Vladimir Kuznetsov e Alexey Stolyarov, que enganaram muitas vítimas famosas em todo o mundo, postaram na quinta-feira (13) uma gravação do telefonema no YouTube (veja abaixo - em inglês).

Leia também

A ligação ocorreu no início de dezembro, mas a dupla decidiu divulgá-la mais de dois meses depois, devido ao sucesso de Sanders nas prévias do Partido Democrata em Iowa e New Hampshire, disse Kuznetsov à agência Associated Press em entrevista pelo Skype.

Um representante da campanha de Sanders não comentou na sexta-feira sobre a autenticidade da ligação.

As autoridades federais foram alertadas em novembro de que vários democratas haviam recebido ligações de alguém que se acreditava estar fora dos EUA, que alegava representar a adolescente Thunberg, e que estava tentando marcar ligações ou reuniões pessoais com membros do Congresso, uma autoridade dos EUA disse à Associated Press.

Alguns dos gabinetes do Congresso relataram os incidentes ao FBI e à Polícia do Capitólio, disse a autoridade. A pessoa não estava autorizada a discutir o assunto publicamente e falou com a AP sob condição de anonimato.

Na gravação, uma mulher não identificada finge ser Greta, e Stolyarov interpreta seu pai, Svante. Eles se oferecem para apoiar a campanha de um homem que se identifica como Sanders, e o homem a atende com satisfação.

"Sanders" sugere que "Greta" faça uma declaração em seu apoio e que eles façam um evento juntos quando ela for aos EUA. "Eu ficaria muito agradecido", diz ele.

"Greta" propõe gravar uma música de rap em apoio a Sanders, juntamente com "a cantora Billie Eilish e o rapper Kanye West".

"Sanders" diz que seria "fantástico" e tenta encerrar a conversa, mas a dupla diz que "Greta" está prestes a visitar a Rússia e precisa de conselhos sobre como se comportar lá.

O suposto senador de Vermont diz a ela para tomar cuidado para não ser usada para fins de relações públicas. "Acho que o que você não quer fazer é simplesmente entrar lá e ser usada", diz ele.

"A Rússia e (o presidente Vladimir) Putin têm sido muito ruins, até onde eu sei, em relação às mudanças climáticas. Eles têm muito petróleo, o petróleo é importante para sua economia, eles ganham muito dinheiro com petróleo", explica "Sanders".

Depois disso, "Greta" diz a Sanders que ele foi recrutado pela KGB em 1988, quando visitou a Rússia e desde então é um "agente adormecido".

"Agora é hora de acordar e cumprir sua missão, tornar-se presidente dos Estados Unidos, construir o comunismo nos Estados Unidos e trabalhar para a Rússia!" ela diz, após o que "Sanders" parece desligar o telefone.

Kuznetsov disse à AP que a ligação foi uma das muitas no novo projeto da dupla de comédia apelidado de "Stars Save the Earth", no qual ligam para políticos e celebridades de alto escalão e fingem ser Thunberg.

"Muitos riem de Bernie Sanders (e dizem) que ele é um agente da KGB e quer construir o comunismo nos EUA. Como ele se autodenomina socialista democrático, decidimos abordar esse tópico - o tópico de Sanders ser um agente russo recrutado, Kuznetsov disse.

Stolyarov acrescentou que o nome de Thunberg "abre portas para todos". "Todo mundo, de presidentes a faxineiros, está pronto para conversar com Greta Thunberg", disse ele à AP em entrevista pelo Skype.

Stolyarov insistiu que os comediantes não queriam influenciar a corrida presidencial nos EUA de forma alguma. Nos anos anteriores, os dois foram acusados de ter laços com o Kremlin - algo que negaram repetidamente.

Kuznetsov disse que não esperava nenhuma repercussão na brincadeira. "Não é ilegal e somos bem conhecidos nos EUA", disse ele.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X