Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Com medo do Estado Islâmico, 4 mil iraquianos fogem de Mosul para Síria

Mais de 50 mil pessoas devem fugir da cidade tomada pelo Estado Islâmico

Mais de 4.200 iraquianos fugiram de Mosul para a Síria em maio, disse o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) nesta sexta-feira (27), acrescentando que se prepara para a saída de mais de 50 mil pessoas da cidade tomada pelo Estado Islâmico rumo à fronteira.

O catalisador do êxodo parecem ser relatos de que militantes do grupo radical intensificaram as execuções de homens e meninos em Falluja desde que forças do governo do Iraque lançaram uma ofensiva para retomar a cidade, onde as pessoas também estão morrendo de inanição, afirmou o Acnur.

Leia também

O Exército iraquiano iniciou uma operação na segunda-feira para expulsar os extremistas sunitas de Falluja, que fica a 50 quilômetros de Bagdá. Falluja foi a primeira cidade iraquiana a cair nas mãos do Estado Islâmico, em janeiro de 2014, e está fortemente sitiada há cerca de seis meses.

Espera-se que as forças iraquianas, com ajuda de uma coalizão dos Estados Unidos, tentem retomar Mosul, capital de fato do Estado Islâmico no Iraque, até o final deste ano.

"Na verdade vimos um aumento nos números de refugiados iraquianos que estão se arriscando na travessia perigosa para a Síria por desespero. Imaginem só isso, temos refugiados fugindo para a Síria. É uma tentativa desesperada de escapar da Mosul controlada pelo Estado Islâmico", disse a porta-voz do Acnur, Melissa Fleming.

"Neste momento eles passam um pouco de 4 mil, mas estamos prevendo 50 mil. Existem contingências para números em potencial que podem estar chegando... eles não têm muitas opções de lugares para fugir naquela região, então estamos nos preparando".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas