Colin Cantwell, designer das naves de 'Star Wars', morre aos 90 anos

Artista criou os protótipos dos caças X-Wing e TIE Fighters, além da icônica Estrela da Morte

Responsável pelo design de algumas das naves mais famosas da ficção científica, como a Estrela da Morte, o cruzador imperial Star Destroyer e os caças X-Wing e TIE Fighters de "Star Wars", o artista conceitual Colin Cantwell morreu no sábado (21), aos 90 anos.

A informação foi confirmada neste domingo (22) ao "Hollywood Reporter" por Sierra Dall, companheira do americano nos últimos 24 anos.

As causas da morte não foram informadas, mas o designer havia publicado em sua conta no Instagram que estava tratando o Alzheimer há alguns meses.

Além da franquia de George Lucas, o artista ainda trabalhou nos times de efeitos especiais de outros clássicos do gênero, como "2001: Uma Odisséia no Espaço", de 1968, e em "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", de 1977, e "Jogos de Guerra", de 1983.

Antes de trabalhar em filmes de Hollywood, Cantwell frequentou a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde se formou em animação. Ele também frequentou a Escola de Arquitetura de Frank Lloyd Wright.

Na década de 1960 trabalhou no Jet Propulsion Laboratory e na agência espacial americana, a Nasa, em programas educacionais sobre voos. Ele ainda escreveu dois romances de ficção científica: "CoreFires 1" e "CoreFires 2".