Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Colin Cantwell, designer das naves de 'Star Wars', morre aos 90 anos

Artista criou os protótipos dos caças X-Wing e TIE Fighters, além da icônica Estrela da Morte

Responsável pelo design de algumas das naves mais famosas da ficção científica, como a Estrela da Morte, o cruzador imperial Star Destroyer e os caças X-Wing e TIE Fighters de "Star Wars", o artista conceitual Colin Cantwell morreu no sábado (21), aos 90 anos.

A informação foi confirmada neste domingo (22) ao "Hollywood Reporter" por Sierra Dall, companheira do americano nos últimos 24 anos.

Leia também

As causas da morte não foram informadas, mas o designer havia publicado em sua conta no Instagram que estava tratando o Alzheimer há alguns meses.

Além da franquia de George Lucas, o artista ainda trabalhou nos times de efeitos especiais de outros clássicos do gênero, como "2001: Uma Odisséia no Espaço", de 1968, e em "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", de 1977, e "Jogos de Guerra", de 1983.

Antes de trabalhar em filmes de Hollywood, Cantwell frequentou a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde se formou em animação. Ele também frequentou a Escola de Arquitetura de Frank Lloyd Wright.

Na década de 1960 trabalhou no Jet Propulsion Laboratory e na agência espacial americana, a Nasa, em programas educacionais sobre voos. Ele ainda escreveu dois romances de ficção científica: "CoreFires 1" e "CoreFires 2".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas