Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

China prolonga exercícios militares em Taiwan

Testes, os maiores da história na região e com disparo de mísseis e munição real, estavam previstos para terminar no domingo (7)

A China anunciou nesta segunda-feira (8) que vai continuar a realizar exercícios militares ao redor de Taiwan, os maiores já realizados pelo país na região. O anúncio ignora pedidos de países ocidentais e vizinhos para que os testes sejam interrompidos e prolonga uma crise sem precedentes com os Estados Unidos.

Os exercícios, uma resposta à visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, à Taiwan na semana passada, estavam previstos para terminar no domingo (7). Nesta manhã, porém, Pequim anunciou que as atividades seguirão sem data prevista de término na ilha, que o governo chinês considera parte de seu território - já Taiwan reivindica ser um território independente.

Leia também

"O Exército Popular de Libertação (EPL) da China continuou executando exercícios conjuntos práticos e treinamento no mar e espaço aéreo ao redor da ilha de Taiwan, concentrado em organizar operações conjuntas submarinas e de ataques marítimos", afirmou o Comando Leste do exército chinês em um comunicado.

O Ministério de Relações Exteriores de Taiwan condenou a decisão de Pequim de estender os exercícios e afirmou que Pequim está deliberadamente criando crises e continuando a provocar Taipei.

Mísseis e munições reais

Durante os testes da semana passada, aviões e navios chineses invadiram o espaço aéreo de Taiwan dezenas de vezes. Diante de temores de rompimento de leis internacionais, o Ministério de Relações Exteriores chinês alegou estar conduzindo exercícios militares normais "em nossas próprias águas", já que considera a ilha parte da China.

Nos dois primeiros dias de exercícios, na quinta-feira (4) e na sexta-feira (5), lançou 11 mísseis balísticos dentro da ilha, e ao menos 68 aeronaves de guerra e navios chineses cruzaram dezenas de vezes o Estreito de Taiwan, que delimita a fronteira entre a ilha e a China.

No sábado (6), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, denunciou a "total desproporção" da reação chinesa e divulgou um comunicado conjunto os governos do Japão e Austrália para pedir o fim dos exercícios.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas