Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Cerca de 50 opositores são presos em Hong Kong

Com base na lei de segurança nacional, operação teve como alvo ex-parlamentares pró-democracia e jovens ativistas

Cerca de 50 membros da oposição foram presos nesta quarta-feira (6) em Hong Kong, sob a lei de segurança nacional. Foi a maior operação até agora contra críticos do governo da China.

A operação teve como alvo ex-parlamentares pró-democracia, como James To, Andrew Wan e Lam Cheuk Ting, além de ativistas mais jovens. Duas delas confirmaram as prisões no Facebook: a ex-jornalista Gwyneth Ho, de 30 anos, e a vereadora Tiffany Yuen, de 27.

Leia também

Pessoas próximas de Joshua Wong - uma das figuras mais conhecidas do movimento pró-democracia e que atualmente está preso - relataram em sua conta no Facebook que a casa dele foi vasculhada durante a operação.

A polícia de Hong Kong não respondeu a perguntas sobre a operação, o número de pessoas presas ou os motivos das detenções.

Já a oposição afirmou que as prisões estão relacionadas às primárias organizadas por partidos pró-democracia no ano passado.

Mais de 600 mil cidadãos de Hong Kong votaram nessas primárias não oficiais, que tinham o objetivo de escolher candidatos para as eleições legislativas do território, em uma assembleia em que apenas metade dos 70 assentos são eleitos pelo povo.

A campanha tentava conquistar todas os 35 assentos eleitos pelo voto popular e obter a maioria na legislatura pela primeira vez.

Autoridades de Pequim alegaram que fazer campanha por uma maioria era "subversão", citando a nova lei de segurança, imposta em junho de 2020 em resposta às grandes e violentas manifestações de 2019.

Sanções na Europa

A União Europeia exigiu, nesta quarta-feira, a "libertação imediata" dos cerca de 50 opositores detidos em Hong Kong, e informou que analisa possíveis sanções contra a China por conta da sua intervenção neste território semi-autônomo.

?Pedimos a libertação imediata dos presos", disse Peter Stano, porta-voz diplomático do bloco. "Vamos reagir à aplicação da lei de segurança para sufocar a oposição com sanções, se assim for aceito pelos países membros da União Europeia."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas