
O brasileiro Gabriel Ferreira Motta Valladares, de 29 anos, foi preso na última segunda-feira, 10, suspeito de ter esfaqueado três pessoas no centro de Dublin, na Irlanda, no domingo, 9. Segundo o jornal Irish Times, ele utilizou uma faca e uma tesoura para cometer os ataques. A motivação do crime ainda está sendo investigada.
De acordo com a polícia local, o caso aconteceu na região de Stoneybatter e as vítimas, todas homens, estão hospitalizadas. "Três homens foram atacados neste incidente e foram hospitalizados, dois com ferimentos graves, mas sem risco para suas vidas, e outro com ferimentos leves", detalhou as autoridades.
Leia também
Ainda segundo a reportagem, o suspeito esfaqueou "as vítimas com utensílios domésticos". "Vi veículos da polícia chegando muito rápido e ao mesmo tempo. Vi um homem correndo e eles o pegaram na frente de uma casa", disse uma moradora do local. "Ele gritava 'me deixe em paz'. Estava apavorado, como se não esperasse o que estava acontecendo", acrescentou ela.
Gabriel, que mora na Irlanda desde 2022, compareceu ao Tribunal Distrital de Dublin na manhã desta terça-feira, 11. O detetive David Chapman disse ao tribunal que quando o acusado prestou depoimento na delegacia de Bridewell Garda, ele apenas falou que estava com medo de ser morto.
O brasileiro, que permaneceu em silêncio no tribunal, foi informado dos procedimentos judiciais por meio de um tradutor. Seu advogado, Michael French, declarou que o suspeito não tinha renda, contudo, solicitou assistência jurídica gratuita. Além disso, indicou que a fiança pode ser solicitada na próxima audiência, marcada para o dia 18 de fevereiro.
Gabriel foi indiciado por quatro crimes. A juíza Aine Clancy atendeu o pedido da defesa para disponibilizar atendimento médico imediato enquanto o brasileiro estiver sob custódia. A magistrada também concedeu assistência jurídica gratuita.