Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Autoridade de saúde dos EUA enfatiza contágio pelo ar e importância do uso de máscaras

Ênfase à importância da contaminação aérea é defendida por especialistas há meses

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), autoridade federal de saúde dos EUA, atualizaram nesta sexta-feira (7) suas orientações sobre como o novo coronavírus passa de uma pessoa a outra, enfatizando que a transmissão pode ocorrer pela inalação de gotículas respiratórias muito finas e partículas de aerossol, bem como pelo contato com gotículas pulverizadas ou tocando as mãos contaminadas na boca, nariz ou olhos.

Como destaca o "New York Times", os CDC agora afirmam explicitamente que o vírus transportado pelo ar pode ser inalado mesmo quando a pessoa está a mais 6 pés (1,8 metro) de distância de um indivíduo infectado. A orientação representa uma mudança de posição da agência, que antes afirmava que a maioria das infecções era adquirida por "contato próximo, não por transmissão aérea".

Leia também

Veja abaixo as principais formas de contágio por fluidos respiratórios destacados pelos CDC:

Inalação de ar contendo gotículas finas muito pequenas e partículas de aerossol que contêm vírus infeccioso. O risco de transmissão é maior entre 3 a 6 pés (0,9 a 1,8 metro) de uma fonte infecciosa, onde a concentração dessas gotículas e partículas muito finas é maior.

Deposição de vírus transportados em gotículas e partículas exaladas nas membranas mucosas expostas (ou seja, "respingos e borrifos", como quando alguém tosse). O risco de transmissão é maior também perto de uma fonte infecciosa onde a concentração dessas gotículas e partículas exaladas é maior.

Tocar em membranas mucosas com as mãos sujas por causa fluidos respiratórios exalados que contêm vírus ou porque tocaram em superfícies inanimadas contaminadas com o vírus.

Enquanto a pandemia avançava no ano passado, especialistas criticaram os CDC e a Organização Mundial da Saúde porque consideravam que eles estavam ignorando as pesquisas que sugeriam fortemente que o coronavírus viajava em pequenas partículas no ar. Na sexta-feira, os cientistas elogiaram o fato de a agência ter descartado o termo “contato próximo”, que eles consideravam vago e que não representava necessariamente as nuances da transmissão por aerossol.

A reformulação do site dos CDC não altera as recomendações sobre formas de prevenção da Covid, que incluem aquelas já amplamente divulgadas pelas principais autoridades de saúde pelo mundo: manter distanciamento, usar máscaras, evitar lugares fechados com muitas pessoas e cuidar para que os ambientes estejam bem ventilados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas