Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Áustria decide confinar toda população e torna vacina obrigatória

País é o primeiro da Europa a retomar lockdown e a impor a vacinação à população; restrição começa a valer segunda-feira

Diante do aumento expressivo no número de casos de Covid, especialmente entre não vacinados, e de uma das mais baixas taxas de vacinação da Europa Ocidental, a Áustria decretou lockdown para toda a população, nesta sexta-feira (19). A Áustria é, portanto, o primeiro país do continente europeu a voltar com confinamento nacional.

A restrição começa a valer a partir da próxima segunda-feira (22/11) e foi anunciada dias depois de o governo austríaco ter imposto um confinamento aos não vacinados.

Leia também

A partir de segunda, os austríacos não poderão deixar suas casas, exceto para trabalhar, fazer compras essenciais, como alimentos e remédios, e se exercitar. As escolas não fecham, mas os pais devem manter os filhos em casa, se puderem.

O chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, disse que o novo lockdown vai durar pelo menos 10 dias. Além disso, a vacinação será obrigatória a partir de 1º de fevereiro do próximo ano. Isso torna a Áustria o primeiro país europeu a introduzir tal medida.

Anteriormente, a Áustria havia introduzido um bloqueio aplicável apenas aos não vacinados. Mas a medida não foi suficiente para frear o aumento do número de casos de Covid. Nas últimas 24 horas, foram registradas 15 mil novas infecções. O país computou, na semana passada, 990,7 casos de Covid a cada grupo de 100 mil pessoas.

A Áustria, um país com 8,99 milhões de habitantes, está enfrentando atualmente uma quarta onda severa da pandemia. “Ninguém quer um lockdown. Um lockdown é um último recurso, um instrumento agressivo, é sempre uma imposição, mas é o instrumento mais confiável que temos para impedir essa quarta onda”, disse o ministro da Saúde, Wolfgang Mückstein.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas