Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Ataques xenófobos levam centenas de nigerianos a deixar a África do Sul

Ataques contra estrangeiros no país deixaram 12 mortos nos últimos dias

Mais de 600 pessoas que vivem na África do Sul estão deixando o país e seguindo para a Nigéria após ataques xenófobos. Os ataques contra os estrangeiros deixaram 12 mortos nos últimos dias.

Além das vítimas, dezenas de estabelecimentos comerciais administrados por estrangeiros foram vandalizados durante a onda xenófoba que assolou a África do Sul. De acordo com Emeka Ugwu, presidente do Fórum dos Médicos Nigerianos de Joanesburgo, nenhum cidadão da Nigéria foi assassinado nos ataques.

Leia também

Um primeiro avião deve deixar Joanesburgo nesta quarta-feira (11) com vários nigerianos a bordo. O voo será pago pela companhia Air Peace, na Nigéria. A oferta foi feita pelo diretor-geral da empresa aérea, Allen Onyema. A operação deveria ter começado na última sexta-feira (6), mas sofreu atraso por razões administrativas.

No total, 100 mil nigerianos vivem na África do Sul atualmente. Entre os candidatos ao retorno para a Nigéria, se encontra Bartholomew Eziagulu, um pastor e pai de 5 crianças, residente em Durban, leste do país, há 19 anos. "Me dei conta que aqui não era um lugar seguro para a humanidade. O ser humano aqui não tem nenhum valor. Permanecer aqui, com a família, é correr um risco enorme. Jesus disse ?ame o próximo como a si mesmo?. Essas pessoas não têm amor por ninguém, nenhum valor", disse à RFI.

Relações complicadas entre Nigéria e África do Sul

Bartholomew Eziagulu afirmou ter observado o cansaço dos comportamentos xenófobos em diversos de seus compatriotas. Ele é presidente da Associação de Cidadãos Nigerianos da África do Sul na província de Kwazulu-Natal.

"Os nigerianos decidiram partir por causa dos assassinatos. Foi a gota d?água e eles não podiam mais continuar a exercer suas atividades econômicas", afirma Eziagulu. "São pessoas que trabalham há vários anos. Muitos nigerianos perderam tudo o que tinham, inclusive a esperança, e não têm mais confiança no governo sul-africano."

Essa não é a primeira onda de episódios violentos contra imigrantes na África do Sul. Em 2015, várias pessoas foram mortas em manifestações contra estrangeiros em Durban.

A Nigéria e a África do Sul vivem atualmente uma crise nas relações diplomáticas. Na semana passada, as autoridades nigerianas boicotaram o Fórum Econômico Mundial Para a África, que aconteceu na Cidade do Cabo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas