Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Ataque russo mata 17 pessoas no norte da Ucrânia

Ofensiva foi uma das mais mortais das últimas semanas de guerra; presidente Zelensky voltou a cobrar ajuda militar


				
					Ataque russo mata 17 pessoas no norte da Ucrânia
Ataque russo na cidade ucraniana de Chernihiv. Divulgação via REUTERS

Três mísseis russos atingiram o centro da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, nesta quarta-feira (17), matando pelo menos 17 pessoas, ferindo dezenas e danificando edifícios civis, disseram autoridades.

O presidente Volodymyr Zelensky pediu aos aliados de Kiev que se apressassem em apoiar a defesa aérea depois que a cidade, que tinha uma população pré-guerra de 300 mil habitantes, se tornou o mais recente alvo de uma intensificação da campanha de ataque aéreo russo.

Leia também

“Isso não teria acontecido se a Ucrânia tivesse recebido equipamento de defesa aérea suficiente e se a determinação do mundo para combater o terror russo tivesse sido suficiente”, escreveu Zelensky no aplicativo de mensagens Telegram.

Vídeos obtidos pela Reuters mostraram chamas e colunas de fumaça negra subindo sobre Chernihiv, que fica a cerca de 150 km (95 milhas) da capital Kiev e cerca de 80 km (50 milhas) da fronteira com a Rússia.

Três explosões atravessaram uma área central movimentada da cidade logo após às 9h, hora local, destruindo um hotel, disseram autoridades.

O ataque também danificou vários edifícios residenciais de vários andares, um hospital, um centro de educação e dezenas de carros particulares, disseram autoridades.

“Infelizmente, a Rússia continua a se envolver em atividades terroristas contra civis e infraestrutura civil, como confirmado por este ataque a Chernihiv mais uma vez”, disse o prefeito interino Oleksandr Lomako na televisão nacional.

Sessenta pessoas, incluindo três crianças, foram feridas, segundo os serviços de emergência.

A Rússia, que nega ter civis como alvo, atacou com três mísseis de cruzeiro Iskander, disse o governador Vyacheslav Chaus à emissora pública Suspilne.

Abrigo em porões

“Ainda não recuperei completamente os sentidos e não entendo tudo o que aconteceu. O principal para mim é que meu filho na escola estava em um porão (abrigo)”, disse a moradora local Iryna, de 35 anos, à Reuters.

“A escola fica perto e eu estava mais preocupada com eles para ter tempo suficiente para descer.”

As escolas estão equipadas com abrigos em porões para crianças e professores para se abrigarem lá.

Enquanto civis limpavam vidros e destroços com pás perto de casas, os médicos locais pediram aos moradores que doassem sangue e as autoridades da cidade declararam um dia de luto.

A Ucrânia está enfrentando uma grave escassez de munição, incluindo sistemas de defesa aérea e mísseis, com financiamento vital dos EUA bloqueado pelos republicanos no Congresso por meses e a UE não entrega munições a tempo.

A Rússia aproveitou esses atrasos nas últimas semanas, intensificando seus ataques às cidades ucranianas e visando o setor de energia e outras infraestruturas críticas.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, expressou gratidão à Alemanha por fornecer uma terceira bateria de defesa aérea Patriota adicional, instando os outros aliados do país a seguirem o exemplo.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e lançou milhares de mísseis e drones contra cidades, vilas e aldeias ucranianas em ataques que mataram centenas de civis.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas