Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Ataque massivo russo atinge jardim de infância na Ucrânia; 7 morreram

Ataque massivo na madrugada desta quarta (22) ocorreu horas após EUA e Rússia terem recuado na possibilidade de um novo encontro entre Trump e Putin. Jardim de infância foi um dos locais atingidos


				Ataque massivo russo atinge jardim de infância na Ucrânia; 7 morreram
Bombeiros evacuam crianças de jardim de infância atingido por bombardeio russo em Kharkiv, na Ucrânia, em 22 de outubro de 2025. — Foto: Serviço de emergências da Ucrânia/Handout via REUTERS

A Rússia fez um novo bombardeio massivo na Ucrânia com mais de 400 mísseis e drones na madrugada desta quarta-feira (22). Sete pessoas morreram, incluindo duas crianças, e dezenas ficaram feridos, segundo autoridades locais.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

A investida ocorreu horas após a Casa Branca e o Kremlin terem suspendido um possível novo encontro entre Trump e Putin para discutir o fim da guerra da Ucrânia, que completará quatro anos em fevereiro.

Leia também

O ataque aéreo russo visou diferentes regiões ucranianas e provocou cortes de energia em todo o país. Entre as regiões atacadas estão a capital Kiev, Kharkiv (extremo leste), Sumy (nordeste), Odessa (sul), Chernigov (norte), Dnipro (leste), Quirivogrado (centro), Poltava (nordeste), Veneza (oeste), Zaporizhzhya (sudeste) e Chercássi (centro), segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Segundo o Exército ucraniano, 405 drones e 28 mísseis foram utilizados pelos russos —desses, 333 drones e 16 mísseis foram abatidos pelas defesas aéreas.

Shorts Youtube
Play
Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Play
Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Play
Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Play
Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Play
Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas

Seis pessoas morreram em Kiev e arredores, e uma pessoa morreu em Kharkiv, a 2ª maior cidade do país. Zelensky condenou o ataque russo e o chamou de "uma cusparada na cara de todos que insistem numa resolução pacífica". Ele voltou a pedir novas sanções à Rússia.


				Ataque massivo russo atinge jardim de infância na Ucrânia; 7 morreram
Estragos de bombardeio russo em jardim de infância em Kharkiv, na Ucrânia, em 22 de outubro de 2025.. — Foto: REUTERS/Sofiia Gatilova

"Outra noite que prova que a Rússia não sente pressão suficiente para encurtar a guerra. (...) Cidades comuns ficaram sob fogo, principalmente nossa infraestrutura energética, mas muitos edifícios residenciais também foram atingidos. (...) Um ataque de drone russo atingiu um jardim de infância em Kharkiv (...) não há justificativa para isso", afirmou Zelensky. Ele voltou a pedir novas sanções ao governo russo.

O governo russo confirmou o bombardeio massivo desta quarta-feira e disse ter como alvo "instalações de infraestrutura energética ligados ao complexo militar-industrial da Ucrânia". Um comunicado do Ministério da Defesa afirmou que foram utilizados armamentos de alta precisão e de longo alcance, lançados por meios terrestres e aéreos, incluindo mísseis balísticos hipersônicos e drones. "Todos os objetivos do ataque foram alcançados", segundo a pasta.

Um dos locais atingidos pelo ataque russo foi um jardim de infância em Kharkiv, segundo Zelensky. Um homem de 40 anos e outras sete pessoas ficaram feridas. Todas as crianças foram evacuadas e cinco delas estão hospitalizadas. Todas "apresentam reações agudas de estresse", segundo o líder russo.


				Ataque massivo russo atinge jardim de infância na Ucrânia; 7 morreram
Bombeiros evacuam crianças de jardim de infância atingido por bombardeio russo em Kharkiv, na Ucrânia, em 22 de outubro de 2025. — Foto: Serviço de emergências da Ucrânia/Handout via REUTERS

Duas pessoas foram mortas em Kiev. Já nos arredores da capital, outras quatro pessoas, incluindo duas crianças, morreram em consequência de ataques russos, segundo o serviço de emergência da Ucrânia. O bombardeio causou incêndios em diversos bairros da cidade, segundo o prefeito Vitali Klitschko.

Autoridades ucranianas disseram que os ataques ocorreram durante a maior parte da noite e início da manhã de quarta-feira, inicialmente com mísseis balísticos e, em seguida, com ataques de drones.

Em Sumy, nove ficaram feridos após um drone atingir uma avenida com movimento. Um ucraniano flagrou em vídeo o momento que o projétil causou uma explosão violenta no local. (Veja no vídeo abaixo)

Instalações energéticas voltam a ser alvo

"Durante toda a noite, o inimigo atacou a infraestrutura energética do país", disse a ministra da Energia, Svitlana Hrynchuk, no Telegram, sem dar detalhes.

Em uma postagem separada, o ministério afirmou que houve cortes de energia emergenciais na maioria das regiões da Ucrânia como resultado do ataque russo à infraestrutura energética, incluindo na cidade de Kiev e na região ao seu redor.

Na região central de Poltava, instalações de petróleo e gás foram danificadas no distrito de Myrhorod pelo ataque russo, disse o governador regional.

Na região de linha de frente de Zaporizhzhia, no sudeste, que tem sido alvo constante de bombardeios das forças russas, 13 pessoas ficaram feridas em ataques noturnos, disse o governador regional Ivan Fedorov nesta quarta-feira.

A Rússia tem atacado continuamente instalações de energia ucranianas desde o início da invasão em grande escala do país em 2022, alegando que são alvos militares legítimos na guerra.

Um ataque na terça-feira na Ucrânia matou quatro pessoas e deixou centenas de milhares sem energia e muitos sem água — no que Kiev disse ser a mais recente ofensiva de Moscou em uma campanha para destruir o sistema energético de seu vizinho antes do inverno.

Novo encontro Trump-Putin frustrado

Na terça, os governos dos Estados Unidos e da Rússia afirmaram que não há perspectiva de um encontro entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin no futuro próximo, diferentemente do que o líder americano havia dito na semana passada, quando marcou uma cúpula em Budapeste em até duas semanas.

"A Ucrânia concordou há muito tempo com a proposta dos EUA de um cessar-fogo, enquanto Moscou está fazendo de tudo para manter a matança", disse Andriy Yermak, chefe de gabinete de Zelenskiy, em uma publicação no Telegram após os mais recentes ataques russos.

"Isso significa que ações coletivas contra Putin são atualmente insuficientes e todos nós devemos fazer mais, juntos, para fazê-lo parar de matar nosso povo."

Os comentários foram feitos depois que a Casa Branca suspendeu na terça-feira uma cúpula planejada entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, após Moscou rejeitar apelos por um cessar-fogo imediato. Um alto funcionário dos EUA disse à agência de notícias Reuters que não há planos de reunião em breve.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas