Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Aliados de militares de Mianmar dão 'golpe' em embaixada do Reino Unido e trancam embaixador do lado de fora

Embaixador, um aliado dos democratas de Mianmar, teve que dormir no seu carro; a junta militar nomeou o vice-embaixador como o novo titular

O embaixador de Mianmar no Reino Unido foi expulso da própria embaixada e substituído pelo seu vice na quarta-feira (8).

Diplomatas vinculados à junta militar que deu um golpe de Estado em Mianmar em 1º de fevereiro impediram que o embaixador Kyaw Zwar Minn, partidário da líder civil deposta Aung San Suu Kyi, entrasse na representação do país em Londres.

Leia também

Depois de esperar em vão na porta da embaixada, o diplomata passou a noite em seu carro, que exibe em uma das janelas uma grande foto da chefe de Governo civil deposta.

Em um comunicado, foi informado que o embaixador Zwar Minn foi convocado a voltar a Mianmar e que seu mandato terminou na quarta-feira.

O Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido afirmou que vai aceitar a decisão do governo de Mianmar —a nota destaca que a posição diplomática do Reino Unido sempre consistiu em reconhecer os Estados, e não os governos.

O chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, afirmou em uma rede social que condena "os atos de intimidação do regime militar de Mianmar em Londres".

Depois de elogiar o embaixador birmanês por sua "coragem", ele reiterou o apelo para o fim da "espantosa violência" em Mianmar e o retorno "rápido da democracia" no país.

O embaixador birmanês acusou na quarta-feira um militar próximo à junta de "ocupar" a embaixada, denunciando "uma espécie de golpe de Estado".

Ao ser questionado sobre quem estava dentro do edifício e impedia sua entrada, Kyaw Zwar Minn respondeu: "O adido militar, eles ocuparam minha embaixada".

O Reino Unido, ex-potência colonial, anunciou sanções contra vários funcionários da junta militar, incluindo seu comandante Min Aung Hlaing, por seu papel no golpe de Estado que derrubou o governo civil liderado por Aung San Suu Kyi.

Celebridades presas

Em Mianmar, os militares começaram a prender celebridades que participam de manifestações contra o golpe.

Um dos presos foi o modelo e ator Paing Takhon, de 24 anos. Oito caminhões com policiais apareceram na casa da mãe dele, de acordo com a mídia do país.

Os militares têm divulgado nomes e fotos de pessoas conhecidas em Mianmar em listas de pessoas procuradas que são veiculadas na TV e em jornais oficiais.

Uma blogueira de beleza foi presa em um hotel.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas