Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Agência declara início do El Niño, que pode provocar calor extremo

El Niño é um fenômeno climático marcado por altas temperaturas globais e seus impactos se estendem além do Oceano Pacífico

O fenômeno conhecido como El Niño começou nesta quinta-feira (8/6), segundo cientistas do Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Com isso, diversas partes do país poderão ser atingidos por alterações climáticas e novos recordes de temperaturas.

“Dependendo de sua força, o El Niño pode causar uma série de impactos, como aumentar o risco de chuvas fortes e secas em determinados locais do mundo”, explica Michelle L’Heureux, cientista do clima da NOAA.

Leia também

O El Niño é responsável pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico, próximo a linha do Equador. Entretanto, os seus efeitos podem ser sentidos em diversas partes do planeta e poderá levar a desastres naturais. Não se pode prever a sua periodicidade.

“A mudança climática pode exacerbar ou mitigar certos impactos relacionados ao El Niño. Por exemplo, o El Niño pode levar a novos recordes de temperatura, principalmente em áreas que já experimentam temperaturas acima da média durante o El Niño”, completa a cientista L’Heureux.

Segundo a NOAA, há 84% de chance de um El Niño de força moderada e 56% de um forte fenômeno se desenvolver no início do inverno no hemisfério norte, em dezembro.

Um dos principais marcos do último El Niño foi a seca extrema entre 2015 e 2016, o que levou ao aumento das queimadas nas florestas brasileiras, principalmente na região amazônica.

El Niño no Brasil

Na região Norte e Nordeste, o fenômeno causa um grande aumento das temperaturas e prolonga os períodos de seca e estiagem. O que poderá desequilibrar a fauna local e registrar um aumento nos incêndios florestais.

Por outro lado, nas regiões Sudeste e Sul, o El Niño gera um aumento na quantidade de chuvas e poderá provocar elevação dos níveis dos rios, enchentes e desmoronamentos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas