Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

A retomada da vida no mundo em meio à pandemia do coronavírus

Com o 'desconfinamento', imagens que já estavam esquecidas começaram a tomar forma diferente

Após meses de muitas restrições, isolamento e distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, o mundo começa a se reinventar: o "desconfinamento" começou em alguns países, e imagens que já estavam esquecidas começaram a tomar uma forma diferente.

Na Itália, as piscinas públicas e os parques aquáticos foram reabertos, mas com um critério minucioso: deve-se manter uma distância de 7 m entre as pessoas na água e 1,5 m entre as espreguiçadeiras. Além disso, há medição de temperatura, e é proibida a entrada de quem está 37,5°C ou mais. Também há uma lista de visitantes, para isolar um caso positivo de pessoas com quem ele tenha tido contato.

Leia também

Já em Venza, as gôndolas e os táxis aquáticos voltaram aos canais. Não há ainda um fluxo grande de turistas, já que as viagens são limitadas no país. E todos são obrigados a utilizar máscaras.

A mobilidade na Itália tornou-se um dos maiores desafios. Para evitar aglomeração nos transportes públicos e priorizar alternativas mais sustentáveis, governos estão apostando na força dos pedais, como é o caso de Milão.

Os fiéis voltaram a se reunir na Praça de São Pedro, no Vaticano, para receber a tradicional bênção dominical do Papa Francisco. O número de pessoas foi controlado, para evitar aglomeração.

A Basílica da Natividade em Belém, cidade na Cisjordânia, também reabriu. A igreja construída no lugar onde os cristãos acreditam que Jesus nasceu ficou fechada por mais de dois meses por conta da pandemia.

O fim do ramadã na Alemanha também pôde ser celebrado, mas de maneira diferente. A oração na cidade de Wetzlar aconteceu num estacionamento de uma loja de móveis. Para respeitar o distanciamento social e manter a tradição do período sagrado para os muçulmanos, a polícia, a loja de origem sueca e o centro espiritual IGMG Wetzlar FAT?H CAM?? organizaram a ação no lugar aberto, todas as pessoas usaram máscaras de proteção.

Na Espanha, crianças puderam começar a sair das casas e passear com os pais. Elas tem de estar acompanhadas de um adulto, não mas não estão autorizadas a brincar com os vizinhos, nem a se distanciar mais de um 1 km de casa ? e tudo isso por um período de, no máximo, uma hora.

Algumas praias espanholas já estão liberadas para atividades recreativas. As autoridades estão controlando o acesso e a distância de segurança entre os banhistas.

Em Madri, os terraços dos bares, os espaços de culto e os museus e bibliotecas puderam reabrir, mas com capacidade limitada e mantendo uma distância de segurança. Também são permitidos encontros de até dez pessoas.

Na Grécia, as tabernas e os cafés com áreas externas reabriram. Há um mínimo de 70 cm de distância entre as mesas, com um máximo de seis clientes sentados de lado.

Lituânia, Estônia e Letônia abriram suas fronteiras comuns. Os guardas de fronteira estonianos até se reuniram no acostamento para dividir café e bolo. Cidadãos e moradores das três nações bálticas pouco povoadas agora têm liberdade para viajar dentro da região, mas qualquer um que venha de fora tem de se isolar por 14 dias.

Em Portugal, os estudantes dos últimos dois anos do ensino médio (16 e 17 anos), voltaram às aulas. Eles estão seguindo uma série de medidas de proteção, como o uso obrigatório de máscaras e higiene das mãos ao entrar e sair da escola. Também foi feita reorganização de horários e espaços para garantir a distância entre os alunos.

Para minimizar o contato, os alunos foram organizados em grupos que terão horários de aula, intervalos e períodos de alimentação próprios. A entrada e saída de cada grupo é organizada de modo a assegurar o mínimo contato possível entre os estudantes.

Lojas de rua, cafés, restaurantes, parques e museus também voltaram a funcionar, todos com capacidade reduzida. O movimento ainda é tímido.

Já na Coreia do Sul, um robô barista está ajudando a manter o distanciamento social. O sistema, que usa um braço robótico para fazer café e uma estrutura para servir, pode fazer 60 tipos de café. Também pode se comunicar e transmitir dados para outros dispositivos e tem autonomia para calcular as melhores rotas entre as mesas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas