O volume de chuvas que caíram neste mês de abril é o maior registrado nos últimos cinco anos em Maceió. Além disso, o volume de chuvas é mais que o dobro esperado para o período, quando, segundo a Defesa Civil Municipal, a previsão apontava apenas 207 milímetros, número muito aquém do registrado ao longo dos últimos 30 dias, com a capital contabilizando 453 mm.
Ainda de acordo com a assessoria da Defesa Civil, não fosse o excesso de chuvas dos últimos dias, Maceió não teria ultrapassado a marca de abril de 2013 - com 223 mm.
Leia também
Já 2015 foi o ano em que houve o menor registro, com apenas 9,7 milímetros de chuva. Segundo a meteorologia, a presente quadra chuvosa já é considerada a mais rigorosa dos últimos anos, podendo, inclusive, estender-se por todo o inverno.
Previsão do tempo
E a previsão para o feriado do Dia do Trabalho, celebrado nesta terça-feira (1º), aponta chuva em todas as regiões. Os dados da Sala de Alerta de Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mostram que vai chover com mais intensidade no litoral norte de Alagoas.
Para esta segunda (30), véspera de feriado, o tempo fica instável no litoral e zona da mata, chovendo um pouco mais no litoral norte ao longo do dia. Já na região metropolitana, chove de forma moderada. No Agreste e Sertão, a previsão é de chuva intercalada com momentos de tempo seco.
Nesta terça, o tempo permanece instável no litoral e zona da mata. Nas regiões norte e metropolitana, a chuva deve ser fraca. No Agreste e Sertão, a previsão é de chuva intercalada com momentos de tempo seco.
A previsão do tempo também está disponível no sitewww.semarh.al.gov.br, bem como no aplicativo 'Semarh Tempo Alagoas'.
Confira o volume de chuvas, para abril, dos últimos 5 anos: