Vídeo: pais de alunos da rede municipal de Maceió bloqueiam via em protesto por transporte escolar
Manifestantes se reuniram e atearam fogo em pneus; Corpo de Bombeiros foi acionado ao local

Camila Gama
12/02/2025 às 14:52 • Atualizada em 12/02/2025 às 20:14 - há XX semanas
Siga a GazetaWeb no Google

Os pais de alunos da rede municipal de Maceió protestaram, na tarde desta quarta-feira (12), próximo ao terminal do bairro Benedito Bentes, devido à falta de transporte escolar.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Manifestantes se reuniram no local e atearam fogo em pneus, além de galhos de árvores. Em razão do protesto, a via ficou bloqueada, impedindo a saída dos ônibus do terminal.
Leia também
Uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) foi acionada para apagar as chamas. Guarnições do Gerenciamento de Crise da Polícia Militar e do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também estiveram no local.
O vereador Delegado Thiago Prado se reuniu com o secretário municipal de Educação, Victor Braga, para tratar sobre a falta de transporte escolar na rede municipal de ensino. O intuito foi cobrar agilidade no processo, para que o transporte retorne o mais rápido possível. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (12).


Ação de Renan e reação de JHC revelam estratégias opostas na corrida eleitoral

Gunnar Nunes nega possibilidade de compor chapa com Renan Filho ao governo

MDB expulsa do partido influenciador preso em operação da Polícia Civil

Renan Calheiros pede bloqueio de bens de JHC e devolução de R$ 117 milhões ao IPREV
“Passamos a demanda desse problema tão sensível, que é a falta de transporte escolar na rede municipal. As mães estão reclamando que não tem como as crianças voltarem para a escola. Após nosso pedido, o secretário se comprometeu em resolver o problema o quanto antes, inclusive, já está agilizando o processo licitatório, em caráter emergencial”, explicou o vereador.
A vereadora Teca Nelma afirmou que tem denunciado na Câmara Municipal e em outros espaços problemas estruturais na educação pública de Maceió. Para ela, após vistoria realizada pelo Ministério Público e Defensoria Pública nos ônibus escolares, ficou desmontrado que os transportes estão "vergonhosamente inutilizáveis".
"Não é de hoje que eu venho denunciando, seja na Câmara Municipal, seja nas entrevistas ou em qualquer espaço público que eu estiver, o que acontece em Maceió, por parte da gestão municipal com a educação pública. Recentemente, o Ministério Público fez uma inspeção e demonstrou que os ônibus que são utilizados para transporte escolar são vergonhosamente inutilizáveis. Ônibus velhos, com falta de manutenção, uma degradação tamanha", afirmou a parlamentar.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) afirmou que busca solucionar o problema e que há dois processos em tramitação para a contratação de empresas.
"A Semed reitera que não há atrasos nos pagamentos à empresa, que foi notificada a prestar esclarecimentos e a retomar os serviços, cuja suspensão tem prejudicado milhares de estudantes da rede pública municipal que dependem do transporte escolar", disse o órgão.

Veja a nota na íntegra:
"A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que está buscando alternativas para solucionar a questão do transporte escolar, paralisado pela empresa prestadora do serviço. Além disso, estão em tramitação dois processos: um emergencial e outro licitatório, para a contratação de empresas que possam atender toda a demanda.
A Semed reitera que não há atrasos nos pagamentos à empresa, que foi notificada a prestar esclarecimentos e a retomar os serviços, cuja suspensão tem prejudicado milhares de estudantes da rede pública municipal que dependem do transporte escolar."