Vídeos: moradores do Litoral Norte de AL voltam a denunciar mau cheiro do rio Jacarecica
Em fevereiro deste ano, o IMA constatou níveis de poluentes acima dos limites no local

Regina Carvalho
28/03/2025 às 15:53 • Atualizada em 29/03/2025 às 10:25 - há XX semanas
Siga a GazetaWeb no Google

Moradores do Litoral Norte de Maceió voltaram a denunciar, nesta sexta-feira (28), mau cheiro proveniente do rio Jacarecica. Em fevereiro deste ano, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) constatou níveis de poluentes acima dos limites estabelecidos pelas normas ambientais.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a correnteza intensa no rio e a tonalidade escura da água avançando em direção ao mar.
Leia também
Na análise feita no mês passado, foram identificados coliformes fecais, nitrogênio amoniacal, fósforo, baixa concentração de oxigênio dissolvido (OD) e alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO), o que indica uma grave contaminação por esgotos domésticos ao longo do curso do rio.
A contaminação tem como origem lançamentos irregulares de efluentes residenciais na drenagem urbana ou no leito do rio. Os resultados laboratoriais, segundo o IMA, são preocupantes e, para garantir a proteção da saúde pública e do ecossistema local, o órgão solicitou providências à Prefeitura de Maceió.


Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas
NOTA DO IMA:
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) segue monitorando o lançamento de efluentes no mar, registrado nesta sexta-feira (28) na praia de Jacarecica.
Análises do laboratório do IMA/AL , realizadas em outras ocorrências do fato, estão auxiliando o Ministério Público na adoção de medidas junto ao município de Maceió. A apuração dessas novas ocorrências é de responsabilidade da Prefeitura, enquanto o IMA / AL segue fiscalizando e garantindo que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo aplicativo IMA Denuncie, disponível para Android e iOS.