A água do Rio Jacarecica amanheceu mais escura e com cheiro forte nesta quarta-feira (13), mobilizando técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que coletaram amostras para análise, a fim de determinar a origem e os riscos para a saúde e o meio ambiente. O cheiro forte chamou a atenção dos moradores.
Fernando Boracho, morador de Jacarecica há quase 50 anos e presidente da associação de moradores, relatou que o rio amanheceu com maior volume de água e um odor desagradável, algo fora do comum para os últimos dias. “Está fora do padrão normal”, disse.
Leia também
O IMA, por meio de nota, informou que enviou equipes para fiscalização da mancha e para realizar os levantamentos e coleta de amostras de água, com o objetivo de identificar a origem do lançamento e adotar as medidas administrativas necessárias.
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, também foram acionadas para investigar o caso.
A análise das amostras ainda não tem previsão para ser concluída.