Em um mês e dois dias, a Campanha Vacina Solidária arrecadou sete toneladas em alimentos, segundo a Prefeitura de Maceió. As entregas para as famílias carentes e afetadas pela pandemia começaram nesta semana. As doações já estão auxiliando as famílias do assentamento Tereza de Benguela, no bairro Cidade Universitária, além das crianças e adolescentes do Lar da Menina e a população em situação de rua assistida pela Casa de Ranquines, que ao todo receberam meia tonelada em alimentos.
Os primeiros beneficiados foram 120 famílias da favela da Coca-Cola, que receberam cestas básicas por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
Leia também
A Campanha Vacina Solidária doou para as famílias 200 quilos de arroz, feijão, farinha de milho flocada, açúcar e macarrão, contemplando 578 pessoas que vivem em situação de pobreza no assentamento Tereza de Benguela. Na localidade há uma cozinha comunitária onde são preparadas diariamente três refeições básicas – café da manhã, almoço e jantar.
“Muito obrigada a todas as pessoas que fizeram suas doações, que chegaram até a gente. Esses alimentos são a prova de que vidas importam. Continuem doando” disse a coordenadora estadual do Movimento dos Trabalhadores sem Teto, Sil Pinheiro. Segundo ela, todos os dias chegam famílias no assentamento. Em razão da pandemia de covid-19, muitos perderam o emprego e não conseguem mais pagar o aluguel. “Na cozinha comunitária, cada morador contribui com o alimento que tem. Juntamos esses alimentos e cozinhamos para todos. Também recolhemos hortaliças e verduras, em feiras livres e no mercado, para completar as refeições”, concluiu a coordenadora estadual do Movimento dos Trabalhadores sem Teto, Sil Pinheiro.
A coordenadora administrativa do Lar da Menina, Rainy Nunes, falou que as doações chegaram numa hora em que careciam muito. “O arroz e o fubá só iriam durar até amanhã. Sobrevivemos de doações e essas vieram para suprir as necessidades da casa no momento certo. Muito obrigada pelas doações”. O Lar da Menina atende 20 meninas de 6 a 15 anos e recebeu 100 kg em alimentos.
A Casa de Ranquines, que abriga mais de 300 pessoas em situação de rua, recebeu 200 kg em alimentos como arroz, feijão, farinha de milho flocada, açúcar e macarrão.
O diretor administrativo da Semas, Rui Machado, responsável pelo recebimento, contagem e armazenamento das doações, declarou que a repercussão de campanhas como Vacina Solidária é sempre muito recompensador. “Especialmente porque estamos vendo as doações chegando à população que mais precisa. A entrega dos alimentos é a materialização do trabalho em equipe, e a satisfação no olhar das pessoas beneficiadas torna-se mais importante que qualquer outra recompensa”, assegurou ele.
Quem for se vacinar ou acompanhar um parente que vai se imunizado contra a Covid-19 pode fazer sua doação nos drive-thrus do estacionamento de Jaraguá e da Justiça Federal (Serraria) ou em qualquer um dos pontos fixos dos Shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Benedito Bentes), nas Praças Padre Cícero (Benedito Bentes) e do Terminal do Osman Loureiro, além da área externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e no Papódromo (Vergel do Lago), das 9h às 16h.
As empresas que quiserem fazer doações para a campanha Vacina Solidária podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).