UPAs gerenciadas pelo ISAC em Maceió oferecem atendimento de urgência odontológica

Atendimentos são realizados de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h

A ida regular ao dentista é importante para prevenir problemas de saúde bucal. As UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes, em Maceió, mantêm toda estrutura e equipes completas para o atendimento qualificado dos cidadãos alagoanos, de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Estão disponíveis os seguintes serviços: urgência odontológica, alívio imediato da dor, acesso à polpa em dentes com cáries extensas, drenagem de abcesso de origem dental, sutura na região oral e perioral, tratamento de trauma dento-alveolar, restauração de dentes anteriores fraturados, tratamento de alveolite e tratamento emergencial de hemorragia oral.

“Percebemos que, durante a pandemia, muitas pessoas deixaram de procurar os serviços odontológicos nas unidades, mas os cuidados com a saúde bucal devem continuar”, diz Flávia Pontes, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.

Tratamento

Casos de infecções orais não tratadas podem levar a infecções sistêmicas, como a endocardite bacteriana. “É necessário que o processo inflamatório e infeccioso na região oral seja contido, e esse trabalho é feito nas UPAs, assim como os encaminhamentos para os tratamentos eletivos posteriores à urgência”, detalhou Ana Carolina Veloso, coordenadora de Odontologia na UPA Trapiche da Barra.

De janeiro a junho deste ano, foram feitos cerca de 400 atendimentos para tratamento bucal de urgência na UPA Trapiche da Barra e outros 423 na UPA Benedito Bentes.

Segundo Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes, “as situações de rotina, não emergenciais, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor, devem ser atendidas pela atenção básica de Maceió”.

As UPAs são custeadas pela Prefeitura de Maceió e gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.