Desde essa quinta-feira (18) a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) conta com um espaço dedicado a crianças portadoras da síndrome congênita do Zika vírus. A Uncisal é referência no atendimento a crianças com microcefalia em Alagoas e oferece serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional a pacientes diagnosticados com a síndrome.
Chamado de "Espaço Família", o novo local conta com estrutura para quem busca atendimento no Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), que é vinculado à instituição.
Leia também
A proposta do espaço, segundo o reitor da Uncisal, professor Henrique Costa, é possibilitar um ponto de apoio para pais que buscam atendimento especializado na universidade. O local conta com sofá, poltrona para amamentação, TV, trocador, três carrinhos de transporte, além de pia e utensílios domésticos que podem auxiliar no preparo de refeições para as crianças.

De acordo com Henrique Costa, embora recém-inaugurado, o espaço deverá ser ampliado em breve, quando um processo licitatório for concluído. A ampliação vai incluir a construção de um banheiro exclusivo para os pacientes, no qual seja possível, inclusive, que os pais banhem seus filhos enquanto aguardam o horário de suas consultas médicas.
"A ideia é gerar mais conforto para os pais e para as crianças. Nós recebemos um número elevado de pacientes que vêm do interior do estado, ou até mesmo de bairros distantes da capital, e que passavam muitas horas em atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Com o Espaço Família, vamos proporcionar um local adequado e prestar um melhor serviço", explicou Henrique Costa.
A construção do Espaço Família contou com a colaboração da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e com a doação de voluntários. A iniciativa atende a uma demanda da Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas, que reúne mães de portadores da síndrome congênita do Zika vírus.