Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Travessia elevada e fluxo com horários: veja ações para o Vera Arruda

Sugestões se baseiam em um estudo prévio e técnico da mobilidade da cidade; órgão abriu consulta pública

As propostas para melhorias no tráfego no Corredor Vera Arruda, em Maceió, apresentadas à imprensa, na manhã desta quinta-feira (23), pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), incluem a implantação de uma travessia elevada, com fluxo específico de horários para veículos e instalação de dispositivos de segurança e monitoramento, como os pistões hidráulicos.

As sugestões se baseiam em um estudo prévio e técnico da mobilidade da cidade. No bairro de Jatiúca, por exemplo, onde está situado o Vera Arruda, com extensão de 1,2 km, o levantamento aponta uma malha viária simples voltada para a habitação horizontal, ruas estreitas e sem saídas, vias desconexas entre si, verticalização das moradias, além de crescimento de estabelecimentos comerciais, empresariais, médicos e escolas.

Leia também

Projeto para melhoria no Vera Arruda
Projeto para melhoria no Vera Arruda | Foto: Divulgação/SMTT

Quando se falou em travessia elevada, o órgão prevê a instalação deste mecanismo entre os giradores do corredor. A ideia é abrir duas vias, das 15 existentes na área, para o tráfego de veículos motorizados. Nestes pontos, seriam implantadas quatro passagens elevadas, com 336m², o que representaria 0,80% da área de convívio do corredor (menos de 1%, como os técnicos destacaram).

O tráfego de veículos ocorreria das 7h às 19h, em dias úteis, com a utilização de semáforos que ficarão na cor verde durante todo período. E estaria proibido aos sábados, domingos e feriados, assim como nos dias úteis, das 19h às 7h.

Projeto para melhoria no Vera Arruda
Projeto para melhoria no Vera Arruda | Foto: Divulgação/SMTT

Para vigiar este fluxo no local, a SMTT indica que utilizará pistões hidráulicos (para serem utilizados nas passagens elevadas), além de câmeras com sistema OCR (tecnologia que converte diversos documentos, como papéis escaneados, arquivos em PDF e imagens capturadas com câmera digital, como placas de veículos, em dados possíveis de serem pesquisados e editados) e semáforos.

Em Maceió, há uma travessia elevada na Rua Cincinato Pinto, no Centro. A pasta utilizou este ponto como exemplo de sucesso, que não há registros estatísticos de acidentes envolvendo atropelamento de pedestres.

Outra ideia é criar rotas Norte/Sul e Sul Norte a partir da intervenção proposta. Seriam conexões da Rua Carlos Gomes da Silva com Rua Olindina Campos Teixeira, Rua Raphael Perreli com Rua Dra. Rosa Cabús, Rua Industrial José Otávio Moreira com Rua Cônego Antônio Firmino Vasconcelos e Rua Gen. Newton de Andrade Cavalcante.

A SMTT pensa que, após a implantação da passagem elevada, haja uma redução do volume de veículos nos corredores de transporte em até 50%. No horário de pico, por exemplo, cerca de 3 mil veículos passam pela Avenida Álvaro Otacílio. Se a mudança for implementada, o fluxo pode cair pela metade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas