Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

TJAL vence prêmio do CNJ por melhor índice de conciliação

Vencedora na categoria Justiça Estadual, a Corte foi representada pelo desembargador Tutmés Airan na cerimônia de premiação

O desembargador Tutmés Airan recebeu o prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nessa terça (28), em Brasília. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) venceu a 13ª edição do prêmio na categoria Justiça Estadual, modalidade Produtividade, por obter o melhor Índice de Composição de Conflitos entre novembro de 2021 e outubro de 2022.

“É um reconhecimento de um trabalho sério, dedicado, de uma equipe, com brilho no olhar, e que se envolve na tarefa de conciliar e de mediar os conflitos com muito gosto”, afirma Tutmés, que comanda o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Leia também

O desembargador apontou a ação de mediar conflitos como uma forma de aproximar a Justiça da população. “É um excelente caminho para que o Poder Judiciário resgate a sua legitimidade aos olhos da população e cumpra o seu papel de pacificador dos conflitos humanos”, ressaltou o desembargador.

O TJAL obteve um Índice de 65%. O número é calculado considerando, entre outros fatores, a quantidade de audiências nos centros de conciliação (Cejuscs) em relação ao total de processos recebidos; o número de audiências de conciliação nas unidades judiciais em relação ao total de processos novos; e o total de acordos em relação ao total de processos julgados no primeiro e no segundo grau.

No período, as varas, juizados e turmas recursais do TJAL proferiram 21.010 sentenças e decisões terminativas homologatórias de acordo, em um universo de 105.217 processos com sentenças e decisões terminativas não criminais passíveis de acordo.

Conciliar é Legal

Conforme o CNJ, o Prêmio Conciliar é Legal identifica, premia, dissemina e estimula a realização de ações de modernização no âmbito do Poder Judiciário que estejam contribuindo para a aproximação das partes, a efetiva pacificação e, consequentemente, o aprimoramento da Justiça.

Nele, são reconhecidas as práticas de sucesso e a produtividade dos tribunais, estimulando a criatividade e disseminando a cultura dos métodos consensuais de resolução dos conflitos.

*Assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas