Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Sob protesto, demolição da antiga Balança do Peixe é iniciada no Jaraguá

Pescadores afirmam que novo espaço é insuficiente para eles, e que edital tem erros

A Prefeitura de Maceió iniciou, na tarde desta quarta-feira (4), os trabalhos de demolição da antiga Balança do Peixe, no bairro do Jaraguá. Sob protesto, a demolição do espaço estava prevista em edital de transferência dos vendedores para o novo espaço no Centro Pesqueiro. Insatisfeitos, os pescadores e marisqueiros tentaram impedir a demolição, que deveria ter ocorrido no início da manhã de hoje. Nesta quinta-feira (5), eles prometem se mobilizar mais uma vez para cobrar um espaço mais amplo e fazer outras reivindicações.

Além das equipes que estão derrubando as paredes do local, com o uso de marretas e tratores, policiais militares e guardas municipais também acompanham os trabalhos, já que os pescadores haviam prometido impedir a transferência. Uma vendedora chegou a passar mal mais cedo.

Leia também

A comercialização de pescado no novo espaço vai começar somente dentro de quinze dias, conforme calendário publicado no edital da prefeitura. Os pescadores reclamam que o Centro Pesqueiro é muito pequeno e tem parte de sua estrutura fora de funcionamento, como água encanada e fábrica de gelo.


				
					Sob protesto, demolição da antiga Balança do Peixe é iniciada no Jaraguá
FOTO: William Makaisy

"O espaço da sala para cada pescador é 3x3 para 2 pescadores e meu espaço aqui era 12x6. Lá não tem nem como colocar 2 freezers. Isso é humilhante", disse Danilo Paulo Lins, um dos líderes das manifestações dos pescadores. No novo Centro, os espaços de venda serão divididos entre mais de um pescador, ao contrário do que ocorria na antiga Balança, que tinha espaços individualizados.

Alguns pescadores também falam sobre uma lista que a prefeitura fez em 2015 e que foi aprovada em fevereiro deste ano, junto ao Ministério Público Estadual. Os pescadores participaram de todo o processo de elaboração do termo, que continha o nome dos que seriam contemplados pela transferência, mas alegam que, agora, os nomes de alguns estão ausentes.

"Tenho 23 anos de pescaria e tô perdendo tudo com essa mudança. A partir de amanhã estarei desempregado. Minha peixaria vai ser demolida e vou ficar sem nada. Meu nome foi retirado da lista e a prefeitura disse que foi a comissão e isso é mentira. Eles simplesmente tiraram meu nome e de mais outros 20 pescadores", disse o Danilo, afetado pelo problema.

Os pescadores prometem fazer um novo ato na manhã desta quinta-feira (5), reivindicando um espaço mais amplo e com melhor estrutura e a reinclusão do nome dos que teriam sudo excluídos da lista da prefeitura.

Em nota, a Prefeitura de Maceió afirmou que todo o processo estava previsto em edital, e mencionou a lista com o nome dos pescadores. Ela não comentou a suposta ausência do nome de alguns vendedores, ou as alegações de que o espaço tinha parte da estrutura disfuncional.


				
					Sob protesto, demolição da antiga Balança do Peixe é iniciada no Jaraguá
FOTO: William Makaisy

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas