O início de 2020 foi marcado por um crescimento no número de infrações registradas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Alagoas (SMTT). De acordo com as informações cedidas pela SMTT, durante o mês de janeiro de 2019, 4.456 infrações de trânsito foram registradas nas vias de Maceió, já no mesmo período deste ano, 8.224 infrações foram contabilizadas pelo órgão.
De acordo com Rodrigo Medeiros, diretor de Operações e Mobilidade da Superintendência Municipal de Transportes as infrações estão aumentando devido ao estresse causado no trânsito alagoano, mas as fiscalizações aumentam na mesma proporção. "Nós podemos notar que as infrações no trânsito vem aumentando, acho que devido ao estresse causado no trânsito alagoano. E smtt possui alguns focos fiscalização, então devido a esses focos nos grandes corredores de transportes da cidade nós podemos perceber um aumento no número de infrações", contou Rodrigo Medeiros.
Leia também
"Entre os corredores onde aumentamos as fiscalizações podemos citar a Avenida Fernandes Lima, a Avenida Durval de Góes Monteiro, a Via Expressa e o Anel Viário do Centro. Esses corredores de transporte da cidade são nossos principais focos de trabalho. Neles é onde as infrações são um pouco maiores que o normal. Na Av. Fernandes Lima e na Av. Durval de Góes Monteiro é onde podemos citar como os pontos com mais infrações aqui na cidade de Maceió", disse o diretor.
INFRAÇÕES
Com o crescente número de infrações sendo registradas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Alagoas (SMTT) nesse ano de 2020 alguma se destacaram como as mais frequentes entre os alagoanos. "Nesse começo de ano e de forma geral, as que podemos citar como as que mais se destacaram são infrações por estacionamento irregular e transitar na faixa exclusiva para ônibus", relatou Rodrigo Medeiros.
"As fiscalizações podem ser feitas tanto por agentes de trânsito que penalizam dependendo do grau da infração, que pode ir de médio a grave (além da apreensão de veículo) como também fazemos fiscalizações através do Núcleo de Operações Integradas (Noi) onde temos um centro de videomonitoramento e monitoramos todas as infrações cometidas e registradas pelas câmeras de segurança", informou.
CRUZAMENTO
Alguns pontos da cidade, como já citados, figuram entre os locais onde as infrações são maiores, entre eles podemos citar o cruzamento das ruas Deputado José Lages e Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde. Nesse local foram registrados 4.199 infrações de trânsito flagradas pelo videomonitoramento. A fiscalização eletrônica começou a funcionar no mês de fevereiro de 2019, sendo usada para detectar, por exemplo, infrações de estacionamento, avanço de sinal vermelho, uso do celular ao volante, conversões irregulares e a falta do uso do cinto de segurança.
"Esse número ele é referente ao ano passado até os dias atuais. Neste cruzamento foi o primeiro ponto onde a SMTT realizou o videomonitoramento, e ali no primeiros meses registramos cerca de 500 a 800 infrações por mês. Durante o ano o número foi reduzindo devido a intensidade da fiscalização, mas claro, continua sendo um número alto, porém mostra que devido as fiscalizações que a SMTT vem fazendo as pessoas estão evitando mais cometer esses atos", explicou Rodrigo Medeiros.