Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Situação do Mutange é pior do que a do Pinheiro, diz geólogo

Conclusão é dos técnicos que elaboraram laudo sobre instabilidade do solo no Pinheiro

As primeiras rachaduras no solo e nos imóveis, gerando ampla repercussão em Alagoas, apareceram no bairro do Pinheiro, mas os geólogos que estudaram a localidad e apontaram as causas da instabilidade no solo chegaram a conclusão de que a situação na região do Mutange seria a pior.

"A gente entende que o quadro do Mutange é mais grave do que o registrado no bairro do Pinheiro. E esta conclusão se deve por causa do platô", esclareceu o assessor de Hidrologia do Serviço Geológico Nacional, Thales Queiroz.

Leia também

O laudo divulgado na manhã desta quarta-feira (8) revelou que a extração de sal-gema provocou a desestabilização do solo na região, resultando no aparecimento de fissuras e, também, de afundamento (crateras). O relatório do órgão foi conclusivo, segundo informou a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM - Serviço Geológico).

Após a apresentação, integrantes da Defesa Civil Nacional, que estão em Maceió para acompanhar os trabalhos de conclusão dos estudos, garantiram que nos próximos dias sairá o decreto reconhecendo calamidade pública nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.

A partir dele, a União deve liberar recursos para que o Município de Maceió adote ações emergenciais para garantir a integridade dos moradores e de quem têm negócios nestas localidades. Já no laudo, a CPRM recomenda medidas para melhorar a questão da erosão e do saneamento nestas regiões.

Com a apresentação do novo mapa da situação de risco, o Mutange deverá aparecer em destaque, o que ajudará na liberação de recursos para assistência daquela população. "Na próxima semana vamos à Brasilia angariar recursos para tirar os moradores das encostas e garantir trabalhos de saneamento e drenagem naquela região", disse Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas