Sine Maceió já disponibilizou mais de mil postos de trabalho

Exemplo dos contratados estimula o sonho de uma vaga no mercado de trabalho

Em Maceió, o trabalho bate à sua porta graças ao empenho do Sine da capital. A Prefeitura de Maceió tem atraído empresas, criando um ambiente favorável para a multiplicação de oportunidades e diminuição da burocracia. Como consequência, nos primeiros quatro meses deste ano, 1.237 vagas de trabalho foram abertas e estão sendo intermediadas pelo Sine Maceió.

O posto de atendimento ao trabalhador, localizado no 2º piso do Shopping Popular, no centro da cidade, se tornou uma garantia para aqueles que buscam novas oportunidades de emprego. O serviço é gratuito e disponível para as empresas e para os trabalhadores.

“Essa oportunidade foi muito boa para mim e para as pessoas que perderam emprego com a pandemia. Só tenho a agradecer. Agora tenho como garantir um bem-estar para as minhas filhas e minha esposa”, contou André Amaro dos Santos, conferente contratado

Periodicamente, emissoras de televisão e sites de notícias reproduzem a demandas de vagas. É quando a oportunidade surge diante de seus olhos e é momento de agir. Foi o que aconteceu com Wellington Patricio dos Santos, 31, auxiliar de açougue.

“Trabalhei até o dia 10 de janeiro e fui demitido. Vi na TV a vaga e fui no Sine. Graças a Deus, me chamaram”, disse, contente, o mais novo empregado. “Podem correr no Sine e deixar o currículo”, estimulou Wellington.

O segredo de tamanha credibilidade dos currículos oriundos do Sine Maceió acontece por conta da responsabilidade e trabalho sério desempenhado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). A parceria com as empresas instaladas na capital possibilitou, somente em 2021, a contratação de cerca de 2.500 profissionais. Muitos deles conseguiram seu primeiro emprego de carteira assinada.

O secretário do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Ranilson Campos, ressalta que vai buscar novas parcerias com empresas para ampliar ainda mais a janela de oportunidades para o maceioense.

“Vamos aumentar o quantitativo de vagas e viabilizar isso com o Sine Maceió. Temos novos empreendimentos se instalando aqui. E estamos com portas abertas para receber empresas e trabalhadores”, explica o titular da Semtabes.

Ednilza da Silva Conceição amargou dois anos longe do mercado do trabalho. Ela era balconista e pôs sua experiência à prova quando apresentou seu currículo no Sine Maceió.

“Depois de dois anos desempregada, chorei de alegria por conseguir esse emprego. Peço que as pessoas confiem no Sine. Entreguem o currículo e tudo vai dar certo”, testemunhou a contratada Ednilza, que virou balconista em uma padaria em Maceió.

Alex Azevedo, 32, está no quadro da unidade do Grupo Matheus, que está se preparando para abrir as portas na capital de Alagoas. Ele se tornou fiscal de prevenção de perdas da loja e aguarda para começar na nova labuta.

“O Sine abriu as portas para uma nova oportunidade de trabalho. Estou muito motivado para esta nova etapa profissional”, diz o fiscal.

Em 2021, mais de 2 mil maceioenses foram encaminhados para participar de processos de seleção nas empresas e garantir uma oportunidade no mercado de trabalho. A expectativa, com a abertura de novas empresas, é que esse número seja ultrapassado ainda no primeiro semestre.

Todas as semanas o Sine Maceió divulga uma lista de vagas de emprego em diversas áreas para pessoas de qualquer nível de escolaridade. Os interessados devem enviar currículo para [email protected] com o nome da vaga pretendida no assunto do e-mail.

A entrega do documento também pode ser feita de forma presencial, por agendamento pelo número 0800 082 6205. O atendimento presencial acontece no 2º piso do Shopping Popular, no centro de Maceió.

*Com assessoria