Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Sindicato diz que não foi notificado pelo TRT e mantém greve do Hospital Sanatório

Justiça do Trabalho determinou retorno imediato dos trabalhadores da enfermagem, sob multa diária de R$ 10 mil ao Sateal

Mesmo com a determinação da Justiça do Trabalho para que os auxiliares e técnicos de enfermagem do Hospital Sanatório, em Maceió, retornem às atividades imediatamente, o presidente do sindicato que representa a categoria, Mário Jorge Filho, informou que a greve continua.

Ele informou que o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal) não foi notificado, oficialmente, da decisão, proferida nessa segunda-feira (19), pelo desembargador Marcelo Vieira. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) considerou o movimento paredista abusivo sob a justificativa de que vários requisitos da Lei de Greve foram descumpridos.

Leia também

Além de fixar multa diária de R$ 10 mil, em caso de descumprimento, o desembargador avaliou que a manifestação estaria afetando o atendimento de pacientes infectados pela Covid-19, tanto na UTI como em hemodiálise.

Por outro lado, os trabalhadores revelam que a Unidade de Terapia Intensiva do Sanatório está vazia. Há doentes em tratamento contra o coronavírus, mas, segundo os funcionários, todos estão sob observação de uma equipe especializada e estáveis do ponto de vista clínico.

Mário Jorge Filho adiantou que a categoria vai se manter firme no propósito de cobrar o pagamento dos salários, das férias e do vale-transporte, atrasados há dois meses. Até que a empresa sinalize a regularização destes direitos, ele informa que os trabalhadores devem permanecer concentrados à porta da unidade, no bairro do Pinheiro.

DISSÍDIO

Em ação de Dissídio Coletivo de Greve, ajuizada contra o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, pela Liga Alagoana Contra a Tuberculose (Hospital Sanatório), o hospital alegou a inexistência de tentativa de negociação, ausência de comunicação prévia com antecedência legal de 72 horas, já que se trata de uma atividade essencial.

A unidade também citou a inexistência de uma assembleia geral da categoria para autorizar o movimento paredista e o efeito que a paralisação provoca nos três setores específicos do hospital: atendimento a pacientes de Covid-19, de UTI e de hemodiálise, inclusive com risco de morte.

“Os documentos que o hospital apresenta demonstram que, de fato, não foi observada essa exigência de prévia comunicação e de autorização de assembleia geral da categoria, já que o ofício enviado pelo sindicato dos trabalhadores informando sobre a greve é da presente data. Demais disso, na audiência retratada pela ata juntada à inicial, ocorrida no último dia 29/03, não houve qualquer deliberação sobre greve, e, nela, somente estiveram presentes diretores da entidade sindical”, analisa o desembargador Marcelo Vieira.

O presidente do TRT/AL ainda citou que a paralisação de funcionários indispensáveis à operação hospitalar tem mais importância quando se trata de unidade que realiza hemodiálise e mantém pacientes em UTIs, precisando de atendimento em decorrência da Covid-19. “Nesse contexto, a ponderação entre o direito à vida e o direito à greve se resolve, sem dúvida, em favor do primeiro, até porque a inobservância dos requisitos legais, como acima referido, implica a abusividade do movimento".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas