Série de furtos deixa pontos às escuras e gera prejuízo de R$ 20 mil na Jatiúca
Mais de quatro mil metros de cabos já foram repostos em Maceió

A Autarquia de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) contabilizou os prejuízos causados pelos furtos de materiais da rede ao longo de 2026. Entre 1º de janeiro e 30 de abril, os crimes afetaram a população e os cofres públicos da capital alagoana.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Para recuperar os pontos atingidos e restabelecer a iluminação, a autarquia precisou repor mais de quatro mil metros de cabos elétricos de alumínio e cobre utilizados na rede pública.
Leia também
Também foi necessária a substituição de componentes essenciais, como conectores, eletrodutos, caixas de passagem e tampas de proteção.
Ao todo, foram aplicados mais de 290 novos conectores e outros 460 metros de eletrodutos, além de materiais usados na reconstrução da infraestrutura danificada.


Arthur estreia no guia e diz que Senado de Alagoas “está devendo aos alagoanos”

Dr. Wanderley estreia no guia com juramento: “Entrarei no Senado de mãos dadas com o povo”

Marina estreia no guia com JHC, família e fé no centro da campanha

Renan estreia no guia defendendo experiência: “Maturidade não se improvisa”
Na última quarta-feira (6), a Avenida Litorânea, em Jacarecica, e a escadaria da Ladeira da Boa Vista, no Centro, ficaram às escuras após novos furtos registrados nas duas localidades. Técnicos da Ilumina realizam o levantamento para mensurar o material roubado e o tamanho do prejuízo.
Há cerca de duas semanas, outro caso foi registrado no corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca. Na ocasião, foram furtados quase 500 metros de cabo de 16 mm e cerca de 100 metros de eletrodutos de 2 mm, além de danos à infraestrutura da rede. Somente neste caso, o prejuízo aos cofres públicos ultrapassou os R$ 20 mil.
O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, destacou os impactos causados pelos furtos em diversas regiões da cidade.
“No ano de 2026, já registramos diversos casos de furtos de cabos e outros equipamentos da iluminação pública em várias regiões da cidade. Esses crimes trazem prejuízos para os cofres públicos e para toda a população. Em um único caso, tivemos uma perda de mais de 20 mil em equipamentos, valor que poderia estar sendo investido em melhorias e expansão do parque de iluminação da cidade”, afirmou.
A população pode denunciar crimes e atos de vandalismo na rede de iluminação pública por meio do aplicativo Ilumina Maceió ou pelos números 156 e 0800 031 9055. As denúncias também podem ser feitas à Guarda Civil Municipal e à Polícia Militar.
*Com assessoria