Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Secom reúne mais de 100 comunicadores de 15 municípios alagoanos

Capacitação discutiu as boas práticas do uso das redes sociais na comunicação; outros nove eventos acontecerão ainda este ano

Mais de 100 profissionais da comunicação prestigiaram a 3ª edição do AL Tendências & Soluções promovida pela Secretaria de Estado e Comunicação (Secom), nesse sábado (24), no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

O evento abordou a “Comunicação Pública nas Redes Sociais”. O papel dos perfis oficiais dos órgãos do Governo de Alagoas como ferramenta de transparência e de diálogo eficaz com a sociedade foi o ponto central da exposição. Os participantes, vindos de 14 municípios alagoanos, ganharam um guia sobre o uso das mídias, elaborado pela Secom.

Leia também

O secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, ressaltou que a comunicação institucional evoluiu, mas manteve a essência da informação de prestação de serviço. “O Governo de Alagoas, através da Secom, tem modernizado a sua plataforma digital. E, nesses 39 anos de existência, completados neste ano, a Secom evoluiu, passando das máquinas de datilografia Olivetti e Remington para escrita digital. E, com o tempo, surgiu a Agência Alagoas, que se tornou um instrumento de Estado, que se aperfeiçoa ao longo das gestões, com informação e prestação de serviço de qualidade”, destacou.

Para o secretário-executivo da Secom, Wendel Palhares, que anunciou a realização de outras nove edições neste ano, o evento também tem o objetivo de combater a desinformação e as fake News. “A ideia é criar uma cultura que ultrapasse a fronteira da comunicação do Estado. E o Governo de Alagoas, por meio da Secom, vem, através desse evento, potencializar a importância da comunicação institucional nas redes sociais para ampliar o alcance da informação. E hoje não há como fazer isso sem o auxílio das redes sociais, ferramentas que chegam a todas as classes sociais”, disse.

Presente ao evento, o presidente do Sindicato do Estado dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Alexandre Lino, parabenizou a Secom por mais uma capacitação. “Como presidente do Sindjornal, tenho a certeza de que essas capacitações têm contribuído para a valorização e fortalecimento da categoria, principalmente, no que se refere à qualificação profissional, frente aos desafios tecnológicos, entre eles o ambiente das redes sociais. Vale ressaltar que quem também ganha com esse evento é a sociedade, que receberá informações precisas e confiáveis”, disse.

Quem também parabenizou a iniciativa da Secom foi o palestrante Lucas dos Santos Reis, doutor em Comunicação e pesquisador associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), que, durante sua exposição, frisou a importância da responsabilidade do uso das redes sociais como canal de informação.

“A Secom promove uma exitosa discussão que visa conscientizar as pessoas sobre o uso das redes sociais como meio de informação civilizatória. A comunicação na rede social exige responsabilidade porque impacta no comportamento das pessoas. Sem uma boa comunicação, não há como construir uma sociedade mais justa”, disse.

A coordenadora de Redes Sociais do Governo de Alagoas, Mariah Amaral, e a especialista  em Jornalismo Cultural pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Rafaela Ventura, apresentaram o Manual de Comportamento nas Redes Sociais, em que trataram das diretrizes de uso dos perfis institucionais, programação, interação, criação e coleta de feedback com o público, prevenção e gerenciamento de crises na plataforma. Além disso, fizeram uma explanação sobre os pilares do conteúdo produzido pela equipe das redes sociais da Secom, que são: informação, transparência e serviço.

Prestigiaram o evento os profissionais da comunicação das cidades alagoanas de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Campo Alegre, Capela, Feliz Deserto, Penedo, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água das Flores, Penedo, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Tanque d’Arca e Teotônio Vilela.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) também esteve presente, através da participação da assessora de comunicação Débora Muniz, que representou a assessora de Imprensa e Marketing da AMA, Zélia Cavalcanti.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas