Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Saúde alerta para a baixa cobertura vacinal infantil em Maceió

Queda na adesão de vacinas do Calendário Básico de Vacinação representa risco à Saúde Pública no município

A vacinação sempre foi uma das principais ferramentas de combate a inúmeras doenças que já foram motivo de grande preocupação para as autoridades de saúde. Poliomielite, febre amarela, hepatite, meningite e varicela são exemplos de enfermidades que tiveram incidência reduzida ou erradicada após a criação do Calendário Básico de Vacinação.

Uma realidade que pode sofrer alterações na capital alagoana devido a queda nos números de imunização dos maceioenses nos primeiros anos de vida, registrada nos últimos meses. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde de Maceió está em alerta e convida pais e responsáveis de crianças menores de 5 anos a se dirigirem aos equipamentos de Saúde do município para atualização do calendário vacinal do público.

Leia também

A gerente de Imunização da Saúde de Maceió, Eunice Amorim, aponta dados que reforçam a necessidade do alerta e ressalta que só a vacinação é capaz de prevenir e garantir proteção aos pequenos.

“Em nosso levantamento, identificamos uma queda alarmante na adesão de algumas vacinas. Foi o que aconteceu com o imunizante contra o rotavírus, que está com apenas 68,60% de cobertura para seu público-alvo; com a vacina da tríplice viral, que, esse mês, só alcançou 67,80% das crianças e com a da varicela, que só registrou 61,14% de imunização. Números que nos assustam, tendo em vista que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para as vacinas do Calendário Básico é de, pelo menos, 95%”, pontuou.

Além dos imunizantes citados pela gerente de Imunização de Maceió, também estão com baixa cobertura as vacinas da hepatite B (71,60%), meningocócica C (74,78%), pentavalente (71,60%) e poliomielite (72,57%).

“Essas enfermidades podem levar a sérias complicações para a saúde. A poliomielite, por exemplo, pode provocar paralisias irreversíveis dos membros ou até de músculos responsáveis pela respiração. Já a meningite é uma doença com evolução rápida que pode levar o paciente ao óbito em algumas horas, a depender da gravidade. Por isso, precisamos correr para que não tenhamos que presenciar novos surtos dessas e de outras doenças”, concluiu a gerente.

Acesso à vacinação em Maceió

Com exceção da vacina BCG – que é aplicada em 4 unidades referenciadas, devido ao prazo de validade pós abertura do frasco – as vacinas pertencentes ao Calendário Básico de Vacinação da criança podem ser encontradas em todas as salas de vacinação do Município, de segunda a sexta-feira.

A vacinação das crianças também pode ser realizada em pontos fixos ou itinerantes, com horários diferenciados.

Confira os locais

Maceió Shopping (das 9h às 21h, de segunda a sábado)

Pátio Shopping (das 15h às 21h, de segunda a sábado e das 12h às 18h, no domingo)

Saúde da Gente Infantil e Mulher (das 8h às 20h, de domingo a domingo)

CAT Praia (das 15h às 21h, de domingo a domingo)

Brota na Grota (visitas domiciliares, de segunda a quinta-feira)

Documentação exigida

Para receber as vacinas, seguras e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o público-alvo deverá apresentar a caderneta vacinal no ato da imunização e documento de identificação. Crianças devem comparecer aos locais de vacinação acompanhadas dos pais ou responsável.

*com Secom Maceió

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas