Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Saiba como solicitar vistoria da Defesa Civil de Maceió

Serviço é oferecido de forma gratuita e visa diminuir riscos de acidentes


			
				Saiba como solicitar vistoria da Defesa Civil de Maceió
Equipe avalia se as rachaduras põem em risco a estrutura do imóvel para dar os encaminhamentos necessários. Ascom Defesa Civil de Maceió

Casas com trincas e rachaduras podem ser vistoriadas pela Defesa Civil de Maceió. O órgão, que atua de forma preventiva para eliminar riscos, realiza vistorias a fim de apontar as melhores soluções para cada caso, avaliando se o imóvel está em risco e qual o grau do problema.

A pessoa que identificar trincas e/ou fissuras pode acionar a Defesa Civil Municipal ligando gratuitamente para o telefone 199. É necessário descrever qual o cenário e passar o endereço completo para ser aberta uma ocorrência. Após esse procedimento, o órgão entrará em contato com o solicitante para agendar a vistoria.

Leia também

“É importante ressaltar que em casos previamente filtrados pela central de atendimento em que há uma urgência, um risco iminente de colapso dessa residência, o atendimento é realizado no mesmo momento. Uma equipe operacional se dirige ao local com maior brevidade para evitar acidentes”, reforça Matheus Montenegro, diretor operacional do órgão.

Na vistoria, a equipe avalia o grau das patologias encontradas e se essas rachaduras põem o imóvel em risco de cair. Havendo esse risco, é também avaliado se será necessária a demolição da edificação ou se reparos resolvem o problema.

“Em propriedade particular, os reparos necessários são de responsabilidade do proprietário, conforme a Lei Municipal 5593/2007, no artigo 10. Mas cada caso é avaliado individualmente, pois, se a família estiver em situação de vulnerabilidade social, receberá o atendimento da diretoria social para que toda a assistência necessária, dentro dos critérios estabelecidos, seja ofertada”, acrescenta o diretor.

Caso de demolição

Em casos mais graves, em que o engenheiro do órgão identifica a necessidade de uma demolição emergencial, a Defesa Civil de Maceió solicita que haja a demolição da estrutura, visando à eliminação do risco.

Cada caso é analisado individualmente e, também, o que levou a ocasionar a situação de risco iminente de colapso.

“Há, por exemplo, ocasiões de incêndio que comprometem e estrutura causando a possibilidade de colapso iminente. Como há um risco, e prezamos pela eliminação dele, acionamos as secretarias da Prefeitura de Maceió para ser realizada imediatamente”, explica Matheus Montenegro.

Em casos em que as rachaduras aparecem por falta de manutenção do proprietário e não é constatado o risco iminente, o órgão indica que haja a contratação de um profissional habilitado para que as providências sejam tomadas.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X