Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Procon autua restaurantes de Maceió por falta de cardápio em Braille

Ação de fiscalização aconteceu nesta quinta-feira; um estabelecimento estava irregular quanto à acessibilidade

Três restaurantes de Maceió foram autuados pelo Procon, nesta quinta-feira (5), por não cumprirem a Lei Ordinária 6.198 (27/09/2000), que dispõe sobre a obrigatoriedade de restaurantes, lanchonetes, hotéis e motéis colocarem à disposição dos fregueses deficientes visuais, cardápios em Braille. Os nomes dos estabelecimentos autuados não foram divulgados pelo órgão.

Apesar da legislação, muitos estabelecimentos ainda não se adequaram à lei. "Embora a lei os obriguem, é comum estabelecimentos não cumprirem. Por isso, resolvemos fazer essa fiscalização para verificar os locais e punir em caso do descumprimento", explica o superintendente do órgão, João Neto.

Leia também

Além da verificação da disponibilidade do cardápio em braille, a equipe averiguou se os restaurantes seguem a Lei de Acessibilidade. "Um local estava irregular quanto à lei e recebeu um prazo para adequação", comentou o fiscal do órgão, Roberto Melo.

Para João Neto, ações de caráter fiscalizatório são de extrema importância. "O papel da fiscalização é justamente verificar o cumprimento da legislação e confirmar se os direitos dos consumidores estão sendo observados", disse.

A ação continua na próxima sexta-feira (6). Até o fechamento da matéria, foram visitados sete restaurantes de médio e grande porte em Maceió.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas