Solenidades, missas e a tradicional procissão celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na capital alagoana neste sábado (12). As paróquias da cidade dedicaram a data à Santa e a programação é mais intensa naquela que leva o nome dela, localizada no Conjunto Inocoop, na parte alta.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida vive a festividade do novenário desde o último dia 3, com uma programação intensa. Neste sábado, serão celebradas duas missas, sendo uma às 14h e outra às 17h, seguida da procissão, que percorre as ruas do bairro levando uma mensagem de fé e esperança. Às 20h30, acontece o Evangelizashow, com a Comunidade Católica Shalom.
Leia também
Fechando a programação, o domingo será o Dia da Gratidão, com missa às 9h, comemoração do Dia das Crianças às 10h30, nova celebração da Santa Missa, às 17h, e Evangelizashow, às 18h30, com a Comunidade Católica Doce Mãe de Deus.
“A festa de Nossa Senhora Aparecida é grande porque é uma devoção que abrange todo o nosso país. Aqui em Alagoas, temos várias comunidades dedicadas a ela, contudo, a única paróquia da diocese de Maceió é a do Inocoop”, destaca o pároco Rodrigo Rios.
O religioso fala que, por ser uma referência paroquial de Nossa Senhora Aparecida, muitas pessoas fazem promessas e vão pagá-las em sua paróquia. “É bonito ver essa manifestação de fé do povo, que vem não somente da capital, mas de cidades circunvizinhas para poder prestar as suas homenagens à Nossa Senhora e também fazer pedidos e pagar as promessas. É um momento de bastante fé”, completa.
BRASIL
Maior templo católico do país, o Santuário Nacional de Aparecida deve receber milhares de devotos neste final de semana.
No dia 12 serão realizadas seis missas. As atividades religiosas terão início de madrugada e acabam só à noite. Após a Missa de Encerramento, haverá a Procissão Solene e um show pirotécnico.
Em 2023, a Basílica de Aparecida recebeu, entre os dias 3 e 12 de outubro, mais de 330 mil visitantes.
HISTÓRIA
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é uma representação da imagem de Maria, mãe de Jesus. A devoção à santa teve início em outubro de 1717, após três pescadores encontrarem uma imagem dela no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, depois de fazerem uma oração pedindo uma boa pescaria.
Como resposta, ao lançarem a rede, pescaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, mas que estava sem a cabeça. Ao jogarem a rede novamente, veio a parte que faltava. Após isso, conseguiram pegar vários peixes, ficando emocionados com o que tinham presenciado.
A proclamação oficial de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu no Rio de Janeiro, à época capital do país, em 31 de maio de 1931, após pedido feito ao Papa Pio XI pelos bispos que participaram do Congresso Mariano de 1929.
Hoje, a imagem da santa fica exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, cidade do interior de São Paulo que recebe milhares de visitantes todos os anos