
O reajuste salarial de 7% para os servidores do município de Maceió, que já estava previsto desde o ano passado, começa a vigorar a partir do mês de maio, conforme anunciado pelo prefeito JHC nesta segunda-feira (18). Esse será o quarto reajuste concedido na atual gestão, que já deu aumento de 7% em 2023, 4% em 2022 e 3% em 2021. A decisão foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, após diálogo transparente entre Município e as representações sindicais.
Em três anos de gestão, o ganho salarial real ficou acima da inflação, com reajustes perto do dobro do índice inflacionário. Para o prefeito de Maceió, JHC, o funcionalismo público deve ser uma prioridade.
Leia também
“Costumo dizer que o servidor público é o coração da nossa gestão, pois constrói, diariamente, uma jornada de dedicação à população que mais precisa dos serviços. Nas antigas gestões, o funcionalismo municipal era negligenciado. Agora, mantemos um diálogo próximo e uma sólida política de valorização desses profissionais, estimulando uma prestação de serviço ainda melhor para os maceioenses”, avaliou o prefeito JHC.
Valorização do servidor
Quando assumiu o Executivo Municipal, JHC priorizou o pagamento retroativo das progressões por mérito, os conhecidos biênios, que não estavam sendo repassadas desde 2015. Foram concedidas todas as cinco progressões para a Educação, totalizando R$ 67 milhões. Também foram pagos integralmente os precatórios do antigo Fundef. Em apenas três meses, o repasse foi na ordem de R$ 177 milhões para 8.787 servidores.
Entre concursados e temporários da Educação, já foram convocados 3.756 servidores na atual gestão. Além de professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, também foram contratados psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de sala, merendeiros, incluindo profissionais com deficiência, além de outros cargos.