Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Exército e prefeitura firmam parceria para minimizar desabastecimento de água na parte alta de Maceió

Segundo a BRK, a culpada pelo problema é a Casal; moradores estão sendo prejudicados com a constante falta d'água

O desabastecimento de água na parte alta de Maceió continua preocupando o prefeito da capital, JHC, que esteve reunido, nesta segunda-feira (22), com o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente-coronel Rodrigo de Almeida Paim. Na ocasião, eles trataram sobre uma parceria para distribuição de água às comunidades, com o reforço de caminhões-pipa.

“Quero fazer um agradecimento muito especial ao Exército Brasileiro por mais uma vez ajudar a nossa capital e pela solidariedade com os maceioenses. Por estender as mãos nesse momento que a nossa capital e nosso povo precisam”, disse JHC, ao assegurar que mesmo o problema do desabastecimento não ter sido causado pela Prefeitura, o Município não ficaria omisso diante da angústia da população.

Leia também

Nas redes sociais, o prefeito falou que atuará em parceria com o Exército para diminuir o sofrimento das pessoas. "Ainda que seja responsabilidade da BRK e do governo de Alagoas, não vamos nos omitir. Água é um direito básico, não é favor, principalmente quando a população continua pagando a conta", afirmou JHC.

JHC esteve com o comandante do Exército para firmar parceria
JHC esteve com o comandante do Exército para firmar parceria | Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O prefeito lembrou ainda que esteve in loco em algumas das comunidades atingidas, como foi o caso do Eustáquio Gomes, para conversar com a população e compreender qual seria a melhor estratégia para atender aos moradores. “A gente encontrou amparo aqui no Exército Brasileiro, que tem uma expertise de distribuição de água, com trabalho em todo o Agreste, Sertão com os nossos pioneiros. Com isso, utilizando essa expertise e também tendo o Exército como parceiro, nós vamos fazer uma reunião com a concessionária, Prefeitura de Maceió, para a gente melhorar ainda mais a qualidade na entrega e distribuição da água por toda Maceió”, informou ele.

O comandante Paim falou sobre a operacionalização da distribuição desde a captação até a distribuição da água, mostrando como é feita nos locais onde o Exército já atua como é o caso do Sertão alagoano. Os detalhes vão sendo definidos conjuntamente.

Já o capitão César, da fiscalização, falou sobre os sorteios para definição dos pipeiros e assinaturas de contratos a partir do credenciamento dos caminhões-pipa. O capitão Adelino, que comanda a operação carro-pipa que atende Agreste e Sertão, tratou sobre o período de duração da distribuição e os custos.

Desabastecimento de água afeta milhares de pessoas em Maceió
Desabastecimento de água afeta milhares de pessoas em Maceió | Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Falta d'água

A falta d'água em bairros da parte alta de Maceió se tornou uma constante nos últimos dias e já foi alvo de inúmeras críticas por parte do prefeito. Na semana passada a BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento emitiu nota informando que a "culpa" do desabastecimento seria da Casal. Diante da situação a BRK foi notificada na última quinta-feira (18) pelo Procon para esclarecer as sucessivas suspensões do abastecimento de água, principalmente na parte alta da capital, por períodos superiores a 15 dias. O desabastecimento de água tem sido constante em diversos bairros da capital alagoana, como Canaã, Serraria, Santa Amélia e Cidade Universitária.

A estimativa é que o problema venha afetando diretamente a vida de 50 mil pessoas há mais de 30 dias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas