Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Prefeito de Maceió lança programa CNH social com 350 vagas iniciais

Inscrições têm início nesta segunda-feira (6); projeto visa à geração de emprego e renda para os maceioenses

O prefeito de Maceió, JHC, lançou, neste sábado (04), o projeto CNH Social, que garante carteira de motorista gratuita para quem mais precisa do Poder Público. Este é mais um projeto inovador e que visa à geração de emprego e renda para os maceioenses, ofertando, inicialmente, 350 vagas.

Além disso, o prefeito JHC também assinou projeto de lei que cria o Brota na Grota, mais um instrumento de promoção da inclusão social.

Leia também

“Imagine que apenas 7% de quem vive nas grotas tem a carteira de habilitação, que é um passaporte para o emprego. Com a CNH Social, a gente supre essa lacuna e abre caminhos para quem precisa. E vamos bancar todos os custos, o transporte, a alimentação e até os exames médicos”, destacou JHC.

O prefeito disse ainda que a meta é ampliar o programa. “Será um passaporte para o trabalho e, sem dúvidas, um sucesso. Quem vive aqui sofre com a falta desse documento, então, a Prefeitura se preparou e, conforme a formação das turmas, vamos ampliar esse benefício”, garantiu o gestor.

A CNH Social é voltada para os usuários inseridos no Cadastro Único. Com o programa, os interessados poderão optar pelo curso de formação de condutores nas categorias de carro ou moto.

Em Alagoas, o custo total para emissão de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode chegar a mais de R$ 1.400, quando somadas todas as taxas cobradas pelo Detran/AL e o valor médio praticado nos Centros de Formação de Condutores e nas autoescolas.

Oportunidade

O projeto vai ofertar, inicialmente, 350 vagas. Uma das interessadas é Cíntia Cristina Soares, que está desempregada. Ela diz que a CNH será uma ótima oportunidade para aumentar suas chances de conseguir um novo emprego.

“Hoje, eu não teria condições de pagar todas as taxas para tirar a carteira e, agora, vou ter a chance para, espero, ingressar em um novo emprego”, contou.

“Hoje é um dia de alegria, pois nossa cidade nunca teve tantos motivos para celebrar. Essa é uma gestão com muitas ações de inovação, e o prefeito JHC, além de ser um grande gestor público, é um grande empreendedor social. A CNH Social foi pensada para os que mais precisam, para os moradores das grotas, que não eram ouvidos. Essa é mais uma vitória da cidade de Maceió”, disse o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge.

O senador Rodrigo Cunha disse que o programa vai mudar as vidas de muitas famílias. “Essa iniciativa reflete tudo que também estamos fazendo em Brasília, estimulando o emprego, a renda e a qualidade de vida. Um programa como esse vai mudar muitas histórias”, frisou.

O deputado federal, Pedro Vilela, disse que o programa amplia as chances no mercado de trabalho de quem mais precisa. “A habilitação e no Brasil é muito cara. Esse projeto vem no momento oportuno e necessário, garantindo a habilitação para quem não tem condições. Eu tenho muito orgulho de ser parceiro desse projeto”, disse.

As inscrições para participar da CNH Social acontecem nos dias 6,7 e 8 de dezembro, por meio do link. É necessário ter mais de 18 anos; ser inscrito no CadÚnico com renda per capta de até meio salário mínimo; saber ler e escrever; possuir RG e CPF; comprovar domicílio em Maceió com CEP válido; não estar judicialmente impedido de possuir a CNH; e ter e-mail. 

Após a seleção, será disponibilizada no site da Prefeitura a relação de todos os candidatos validados, de acordo com a ordem de inscrição por categoria.

Os selecionados deverão comparecer à sede do Cadastro Único, de 13 a 23 de dezembro, no bairro da Serraria, munidos da documentação que comprove as informações prestadas no ato da inscrição.

As aulas se iniciam em janeiro e serão ministradas pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. As aulas práticas e teóricas deverão durar em torno de três meses.

Brota na Grota

O prefeito JHC também assinou o Projeto de Lei Brota na Grota, que será o maior programa de inclusão social de Maceió. O programa levará diversas ações para os moradores das comunidades, dentre serviços de saúde, esporte e lazer e infraestrutura.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas