Além de contribuir para a beleza do ambiente, as árvores trazem inúmeros benefícios para a saúde, melhorando a qualidade e umidade do ar. Por isso, mesmo quando estão em propriedades particulares, é preciso pedir uma autorização para podar ou cortar a planta na capital.
A autorização é emitida pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), de acordo com critérios que definem a necessidade de poda ou supressão de exemplares saudáveis.
Leia também
Existem situações em que a poda (ou podas regulares) e a supressão tornam-se obrigatórias, como, por exemplo, no caso da falta de cuidados que pode resultar em riscos para veículos, pedestres ou residentes, quando pode ocorrer a queda de galhos ou tombamentos de árvores.
Podas ou supressões realizadas sem autorização da Alurb caracterizam crimes ambientais. Assim como deixar de remover os resíduos resultantes da poda de árvores e dar a destinação correta para eles, que são os Ecopontos mais próximos (confira endereços ao final do texto) ou o aterro sanitário nas situações onde a medição dos resíduos ultrapasse um metro cúbico.
A multa para ambas as situações, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, pode chegar a R$ 1.800,00.
Para solicitar autorização para a poda ou supressão de árvores, o proprietário deve se dirigir à Central de Monitoramento da Alurb, através do número 0800 082 2600 ou WhatsApp 98802-4834.
A solicitação também pode ser feita presencialmente, na sede da autarquia, localizada na Rua Coronel Pedro Lima, Jaraguá, das 8h às 14h. Uma taxa é cobrada de acordo com o número de árvores que serão podadas ou suprimidas.
Documentos necessários para obter autorização de poda ou supressão em área particular
- Nome completo;
- CPF/CNPJ;
- Endereço completo e ponto de referência;
- E-mail;
- Motivo da realização do serviço;
- Fotos e quantidade das árvores que desejar podar ou suprimir.
*Com assessoria