Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Pinto do Tabuleiro volta para sua casca às margens da Durval de Góes Monteiro

Monumento foi restaurado e será inaugurado oficialmente no dia 11 de fevereiro, próxima terça-feira

O famoso Pinto do Tabuleiro, escultura de cinco metros de altura de um pintinho na casca do ovo que movia vagarosamente a sua cabeça para os que passavam pela Avenida Durval de Góes Monteiro, em frente ao Braga Auto-Peças, foi restaurado e vai voltar a compor o cenário da capital.

A iniciativa foi de Fábio Palmeira, secretário Adjunto de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Maceió. "Meu cunhado foi consertar o carro no Edmundo e me mandou a foto do pintinho. 'Lembra disso'?, veio toda uma nostalgia na hora", conta. Fábio publicou a foto em seu perfil no Instagram, onde reúne 14,5 mil seguidores. O engajamento foi impressionante.

Leia também


				
					Pinto do Tabuleiro volta para sua casca às margens da Durval de Góes Monteiro
FOTO: Ailton Cruz

"Tive mais de 200 mil visualizações na publicação, um monte de gente comentando. Daí eu vi que o que eu sentia, muita gente sentia também. Meu pensamento era de milhares de pessoas. Fui atrás do Braga [proprietário do negócio] e ele topou", disse.

O pintinho estava em péssimo estado, com marcas de ferrugem e buracos pela estrutura. A casca foi condenada pelos engenheiros da prefeitura, e teve de ser substituída por outra. Fábio conta que tentaram fazer uma cópia o mais fiel possível à original, artesanalmente moldada.

Quem passava pela região do Tabuleiro do Martins, ou morava por lá, dos meados da década de 2000 para trás, com certeza lembra do leve aceno do pintinho. Para os moradores, um marco; para os demais maceioenses, um totem de onde começava e onde terminava a cidade.

O levantamento dos fundos para a restauração da peça foi feito pelo Pinto da Madrugada, tradicional bloco alagoano que compartilha o animalzinho como simbolo. "O Pinto da Madrugada tem como uma de suas premissas apoiar e incentivar a cultura alagoana e os símbolos da nossa cidade. O Pinto do Tabuleiro marcou uma geração e por isso decidimos ser um dos apoiadores e financiadores desse projeto", disse Hermann Braga, diretor do bloco.

56 anos de história

Com 56 anos de idade, o pintinho foi erguido para ser a marca da empresa Companhia Alagoana de Rações Balanceadas - Rações Carb S/A, que funcionava no local onde hoje funciona o Edmundo Auto-Peças. O movimento da cabeça do pintinho sinalizava que a fábrica estava em funcionamento.


				
					Pinto do Tabuleiro volta para sua casca às margens da Durval de Góes Monteiro
FOTO: Fábio Palmeira

Perto de seu fim, a Rações Carb passou toda sua estrutura para uma outra empresa do mesmo ramo, a Rações Guabi. Devido ao valor simbólico do pintinho que guardava a entrada da instalação, os novos proprietários decidiram mantê-lo, com o mesmo ritual de movimentar sua cabeça enquanto o estabelecimento funcionasse.

Estados como Minas Gerais e Pernambuco, então, passaram a crescer no ramo de produção de rações, colocando uma forte concorrência para o Estado de Alagoas. Diversas granjas no interior do estado também passaram a fechar as portas, fazendo com que a empresa perdesse diversos clientes na região. O impacto das mudanças no cenário econômico foi muito forte, e a Guabi também fechou as portas.

Inversamente vinha crescendo o Edmundo Auto-Peças na região, se expandindo para a compra de diversos prédios na região às margens da Avenida Durval de Góes Monteiro, próximo à também histórica Bomba do Gonzaga. O prédio onde ficava a fábrica foi comprado, e o pintinho, resistente à todas as mudanças da cidade, mantido. Foi pintado de azul, contudo, para combinar com a identidade visual da loja de peças.

Inauguração

O pintinho já se encontra em seu lugar, próximo ao Braga Auto-Peças, mas será oficialmente inaugurado no dia 11 de fevereiro. Com direito a aposição de placa, título de patrimônio da cidade e frevo que irá das 17h e adentra a madrugada, com a presença do Pinto da Madrugada.

Perguntado sobre o tradicional aceno do pintinho, Fábio foi honesto: "Não vai ser possível". A estrutura frágil do pinto recuperado não permitiria o movimento, assim como o alto preço da manutenção do mecanismo e da energia elétrica necessária. "A cabeça do pintinho mexia quando a Rações Carb estava funcionando, e ela não funciona mais. Também há essa homenagem", conclui.

  • -
    - |
  • -
    - |
  • -
    - |
  • -
    - |
  • -
    - |

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas