Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Obras do Viaduto da PRF e Eixo Cepa não têm previsão de retorno, diz Setrand

Construção de viaduto foi paralisada por fiscalização devido a irregularidades que traziam riscos aos trabalhadores

As obras do viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Eixo Cepa não têm previsão de retorno, segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

A reportagem entrou em contato com o órgão na manhã desta segunda-feira (23). "Não há nenhuma previsão de retorno dos trabalhos. Não somente o viaduto da PRF está com as obras paralisadas, mas o Eixo Cepa também", confirmou a assessoria.

Leia também

Há alguns dias, auditores fiscais do trabalho fizeram visitas às obras do viaduto da PRF e constataram diversas irregularidades que causavam riscos aos trabalhadores, o que resultou na paralisação do serviço até a regularização de máquinas e equipamentos.

De acordo com a Auditoria Fiscal do Trabalho, dentre as irregularidades, se destacam a ausência de implementação das medidas de segurança e saúde dos trabalhadores em atividade em espaços confinados, andaimes com piso incompleto e sem proteção contra queda e ausência de escadas para acessar esses andaimes.

As irregularidades também abrangem a inexistência de separação entre vias de circulação de veículos automotores e de pedestres dentro da obra (gerando o risco de atropelamento), improvisação dos pontos de ancoragem dos cintos de segurança dos trabalhadores expostos ao risco de queda, máquinas sem proteção contra o risco de corte e amputação dos membros superiores, ausência de aterramento elétrico, dentre outras.

Por meio de nota, a Setrand havia informado que tomou conhecimento do embargo e que, de forma imediata, acionou a empresa responsável pelos serviços para que todas as medidas solicitadas fossem acatadas com celeridade.

EIXO CEPA


				
					Obras do Viaduto da PRF e Eixo Cepa não têm previsão de retorno, diz Setrand
FOTO: Dárcio Monteiro/ARQUIVO

As obras do Eixo Cepa, por sua vez, foram embargadas há sete meses e, de lá para cá, não houve retomada dos trabalhos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disse à reportagem da

Gazeta de Alagoas

, na semana passada, que o desembargo poderia acontecer até o início do próximo mês.

A supressão de três hectares de vegetação foi um dos motivos para o embargo. O Governo do Estado já apresentou um recurso que foi encaminhado a Brasília e, depois, voltou para o Ibama em Alagoas.

Segundo informações da administração estadual, o Eixo Cepa terá nove 9 km de extensão, com início na sede do Ibama, no bairro Gruta de Lourdes, se estendendo até as Ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo à Ladeira Teobaldo Barbosa.

A Setrand informou que "permanece no aguardo do desembargo da obra por parte do Ibama e que, tão logo isso ocorra, a obra de implantação do Eixo Cepa poderá ser retomada de imediato na área do Ibama".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas