Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

OAB/AL solicita medida protetiva para advogada vítima de atentado em frente ao Fórum do Barro Duro

Documento encaminhado ao Conseg diz que o episódio de violência relatado é um atentado à democracia e ao sistema de justiça

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) encaminhou, nesta quarta-feira (7), um ofício ao Conselho Estadual de Segurança (Conseg), solicitando providências do colegiado para garantir a segurança e a integridade física da advogada Maricélia Schlemper, vítima de um atentado em março deste ano em frente ao Fórum do Barro Duro, em pleno exercício da profissão.

O presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., informou que processo já foi distribuído entre os conselheiros e deve ser votado nos próximos dias. Ele ainda frisou que a ação visa garantir a integridade de Maricélia para que ela consiga exercer sua profissão em segurança.

Leia também

De acordo com o documento encaminhado ao Conseg, o episódio de violência relatado é um atentado à democracia e ao sistema de justiça. “Como se sabe são indispensáveis, no âmbito da advocacia, a independência da advocacia, que tem como pressuposto a garantia à inviolabilidade de seus atos no exercício da profissão, e a dignidade, que lhes são inerentes e sem as quais não há que se falar em efetividade da justiça. Daí porque o episódio de violência ora relatado é um atentado à Democracia e ao Sistema de Justiça. A advocacia precisa ser livre para exercer sua profissão com segurança”, diz trecho do documento.

O esposo de Maricélia, José Benedito Alves de Carvalho, de 42 anos, morreu após ser baleado em frente ao Fórum de Maceió, no dia 9 de março. No momento, ele a empurrou para salvá-la dos tiros deflagrados pelo ex-marido de sua cliente, o italiano Pasquale Palmieri, que foi preso em flagrante. Carvalho acompanhava a esposa em uma audiência na Vara da Família.

“Ela foi vítima de um ato brutal, que, infelizmente, vitimou seu esposo em ato heróico. A OAB tem como dever buscar garantir a integridade física da advogada. Esperamos que o Conseg atenda o nosso pedido, que está sendo acompanhado de perto pelo representante da advocacia no colegiado, o advogado Marcus Lacet”, concluiu Nivaldo Barbosa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas