Mutirão no Mercado do Jacintinho recolhe 18 toneladas de lixo

Trabalhos de higienização dos mercados públicos da capital serão permanentes, num rodízio semanal

Nessa segunda-feira (4), o mutirão de limpeza realizado pela prefeitura nos mercados públicos da capital chegou ao Mercado do Jacintinho. A equipe de higienização ainda estendeu as ações também para a feirinha do bairro. Houve lavagem e desinfecção, além de recolhimento de entulhos, limpeza de galerias de dejetos e pequenas obras de reparos.

Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), uma das coordenadoras da ação, foram coletadas, ao todo, 18 toneladas de resíduos, além de varridos e lavados cerca de dois mil metros quadrados de área, e um total de 1.700 metros de calçada receberam capinação, pintura de meio-fio e limpeza. Ainda foram esvaziados cerca de 150 metros de rede de esgoto, dez caixas de passagem foram recuperadas e foi feita a reposição de oito placas de concreto. Duas fossas ainda foram esgotadas.

O serviço teve início às 8 horas, com mais de 50 servidores, terminando apenas no fim da tarde. Cerca de 300 comerciantes que atuam nos dois locais serão beneficiados com a ação, além dos milhares de consumidores que transitam por lá todos os dias.

Serviço permanente

A Semtabes informou ainda que o trabalho será mantido e ocorrerá semanalmente em um sistema de rodízio que inclui quatro mercados. Os mutirões acontecem com a coordenação executiva do Gabinete do Prefeito, e participação das Secretarias de Infraestrutura (Seminfra), Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Assistência Social (Semas) e Iluminação (Sima), e da Vigilância Sanitária.

Para Claydson Moura, secretário executivo do Gabinete do Prefeito, a ação é de extrema importância para a segurança da população. “Esses equipamentos estavam absolutamente abandonados e, agora, a Prefeitura está direcionando uma nova visão a eles, fazendo um grande trabalho que irá promover a segurança sanitária desses ambientes”, destaca.

A Semtabes também irá iniciar o recadastramento dos permissionários, e as bancas que estiverem em desuso serão repassadas para novos comerciantes. Também serão exigidas lixeiras em cada estabelecimento, que devem ter, no mínimo, 60 litros e, no máximo, 100 litros para evitar a destinação de resíduos para as galerias.

Simultaneamente, a pasta informou que vai ampliar o número de profissionais para a limpeza diária dos mercados, voltados especialmente para corredores e banheiros.

Confira o calendário dos mutirões para este mês:

  • Domingo (9) e segunda-feira (10), Mercado da Produção
  • Segunda (17) e terça-feira (18), Mercado e Feirinha do Tabuleiro
  • Segunda-feira (24), Mercado do Benedito Bentes