Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Mutirão internacional de limpeza subaquática acontece pela segunda vez em Maceió

Grupo de mergulhadores fará limpeza das Piscinas Naturais da Pajuçara neste sábado

A Escola de Mergulho Let's Dive realiza, neste sábado (29), a segunda edição consecutiva do Dive Against Debris. Iniciativa internacional do Project Aware, a ação consiste em coletar e catalogar lixo subaquático ao redor do mundo. Aqui em Alagoas, a limpeza será feita na Piscina Natural da Pajuçara, mesmo local onde ocorreu ano passado.

O projeto conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), do Projeto Meros do Brasil e do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Seu nome significa, literalmente, "mergulho contra detritos".

Leia também

No ano passado, a ação foi concluída com mais de 40 quilos de lixo retirados do mar. A maior parte era metal e plástico, especialmente latas, garrafas e tampas de bebidas. "É uma região aberta, ambulantes vendem coisas lá, inclusive. Tem um grande fluxo de turistas", explica Jônatas Medeiros, da assessoria da Let's Dive. Fraldas e tampões também foram recolhidos da piscina natural.

Alguns dos itens coletados arriscam, inclusive, o bem-estar dos presentes na região, como pedaços de vidro e cerâmica. A contabilização é parte importante do processo, já que ajuda em um mapeamento do tipo de lixo que é encontrado submerso. Os dados são usados para diagnosticar e encontrar soluções para os problemas ambientais.

Desde que surgiu, em 2011, o projeto já contou com mais de 50 mil mergulhadores em mais de 114 países ao redor do globo. "Como as piscinas naturais da Pajuçara são rasas, não exigimos exatamente mergulhadores profissionais. Pessoas experientes em snorkeling também podem", disse Jônatas.

No ano passado, 16 alunos da Let's Dive ajudaram nos esforços. Esse ano, o catamarã vai partir com a lotação máxima de 25 mergulhadores, entre eles três professores da Let's Dive. As inscrições foram abertas para o público externo pela primeira vez.

A escola pensa em expandir o projeto para outra piscina natural do Estado de Alagoas, mas os detalhes ainda não estão certos. A saída do grupo será no sábado (29), às 11 horas, na região entre o Lopana e o Kanoa, na Orla da Pajuçara.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X