Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Mutange: Avenida interditada terá controle de acesso a partir deste sábado

Medida foi adotada porque a população estava burlando o bloqueio instalado com manilhas

Visando manter a segurança da população, a Prefeitura de Maceió informou que, a partir deste sábado (12), a área já interditada da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange, contará com um controle de acesso para evitar o trânsito de pessoas e veículos de forma indevida na região. A medida foi necessária devido a população, que vem burlando o bloqueio instalado com manilhas e continua transitando na área que tem risco iminente de desastre.

Para controlar o acesso dos passantes, estão sendo instaladas duas cancelas, uma no bairro do Bom Parto e outra no bairro de Bebedouro, nos trechos já interditados desde março deste ano, após recomendação da Defesa Civil de Maceió e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A operacionalização do controle de acesso está sendo realizada pela empresa Braskem, através de Termo de Cooperação Técnica 4 com a Prefeitura de Maceió.

Da última terça-feira (8) até a sexta-feira (11), foram realizados trabalhos educativos com ciclistas, motoqueiros e transeuntes para orientar sobre o controle de acesso que passa a vigorar no dia 12, quando apenas terão acesso a área interditada veículos oficiais que precisem trafegar na região e veículos em serviço em apoio às obras operacionais da Braskem, a exemplo das ações de enchimento das frentes de lavra e da encosta.

Além do tráfego indevido na região, a necessidade de controle de acesso em trecho da Avenida Major Cícero se deve ao fato de que o monitoramento realizado na área aponta que o fenômeno de subsidência tem se mostrado atuante com o surgimento de novas evidências do problema e, ainda, relatórios apresentados pela empresa Braskem em setembro deste ano (confeccionados por instituições contratadas pela mineradora) que apontam índice elevado de subsidência e projetam prazos para possíveis colapsos de minas com impacto na superfície, caso nenhuma medida seja adotada para estabilização das minas de exploração de sal-gema.

O controle de acesso está restrito a uma área de cerca de 1.700 metros que compreende o trecho da Avenida Major Cícero de Goes Monteiro entre a Casa de Saúde Miguel Couto e o cruzamento da linha férrea do VLT no Bom Parto. O bloqueio não afetará a circulação da população na Avenida General Hermes e Ladeira Ulisses Bandeira, na Gruta do Padre, e está sendo adotada uma vez que não há mais pessoas morando da região, nem comércio funcionando neste trecho.

Interdição

Parte da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange, foi interditada em 28 de março deste ano, quando a Defesa Civil de Maceió e a CPRM recomendaram o fechamento da via devido ao processo evolutivo de subsidência e a falta de equipamentos que auxiliem no monitoramento da instabilidade de solo, a exemplo de uma rede sismográfica de alta resolução, que permita processamento e alerta automáticos. Além da Avenida, a linha férrea também teve trecho interditado.

Trânsito

O controle de acesso não trará alterações no trânsito da região, uma vez que diz respeito apenas a área já interditada no mês de  março. A SMTT orienta que os condutores devem seguir o fluxo já adotado no período da interdição: os condutores que vierem do bairro da Santa Amélia e chegarem à Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, em frente à Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho, devem obrigatoriamente virar à esquerda e acessar a Rua Doutor Passos de Miranda (Ladeira do Calmon). A partir deste ponto, os motoristas deverão seguir pela Rua José da Silveira Camerino (antiga Belo Horizonte) e seguir até a Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.

Caso optem por seguir em direção ao Bom Parto, os condutores podem seguir pela Rua José da Silveira Camerino e virar à direita na Rua Ricardo de César Melo, virar à esquerda na Rua Coronel Lima Rocha, à direita novamente na Rua Manoel Menezes, à direita na Avenida Doutor Muniz Falcão, à esquerda na Rua Jerusalém, à esquerda na Rua Arnon de Melo, à direita na Travessa Senador Arnon de Melo, na via aberta no trecho Hospital Portugal Ramalho, à direita na Rua Oldemburgo da Silva Paranhos (antiga Rua Goiás), à esquerda na Rua Antenor Gomes de Oliveira e virar à direita na Ladeira Lopes Trovão para ir em direção ao Bom Parto.

Já os condutores de veículos que vierem do Bom Parto pela Rua General Hermes devem efetuar um desvio à direita em frente ao Ginásio Tenente Madalena. A partir deste trecho, os motoristas deverão seguir pela Ladeira Lopes Trovão, virar à esquerda na Rua Professor Virgínio de Campos, depois à esquerda novamente na Rua Clementino do Monte, em seguida à direita no trecho Cepa, por onde deverá seguir até encontrar a Rua Miguel Palmeira.

Da Rua Miguel Palmeira, o condutor deve virar à esquerda e acessar a Rua Manoel Menezes e dobrar à direita na Rua Coronel Lima Rocha. De lá, deve seguir pela Rua Ricardo César Melo, até encontrar a Rua Professor José da Silva Camerino. Logo após, o condutor poderá virar à esquerda na Rua Professor José da Silveira Camerino e seguir até a Rua Doutor Passos de Miranda, para então poder voltar à Avenida Major Cícero de Góes Monteiro e seguir em direção ao bairro da Santa Amélia; ou caso prefira poderá virar à direita na Rua Professor José da Silveira Camerino para acessar a Avenida Fernandes Lima e seguir até o seu destino final.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas