Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Museu de Maceió inaugura 1ª sala de exposição de Meteorologia do Brasil

Evento contará com a presença da diretora do Museu de Darwin, na Rússia

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai inaugurar mais uma sala de exposição nesta sexta-feira (20). Em parceria com o Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal, um ambiente voltado para a exposição com objetos de Meteorologia será uma novidade não só em Maceió, mas em todo o país. O lançamento acontecerá a partir das 14h, na sede do MHN.

A sala e exposição de Meteorologia trará informações e objetos, novos e antigos, referentes às Ciências Atmosféricas e suas diversas áreas. De acordo com o diretor do MHN, professor Jorge Luiz Lopes, a exposição permanente vai permitir um conhecimento mais aprofundado da área, que é tão influente e próxima do cotidiano das pessoas.

Leia também

"A finalidade desse ambiente é falar, entre outros assuntos, da Meteorologia, como o clima, seja ele passado ou presente. Tendo em vista as mudanças climáticas que o planeta sofre e que afetam diretamente a biodiversidade e, inclusive, traz problemas para a nossa espécie", explicou o diretor.

Para a professora do Icat e coordenadora do projeto da sala de exposição, Natália Fedorova, o local contribuirá no conhecimento de várias áreas que envolvem a Meteorologia, além de apresentar instrumentos de diferentes épocas para a população.

"Nesta sala há diversos instrumentos e alguns funcionam em tempo real. Um deles é a estação meteorológica, que fica no pátio do museu, o outro é um computador que recebe informações de vários satélites, com dados recebidos na mesma hora. Também terá instrumentos antigos, como o primeiro radar meteorológico da Ufal e antigos computadores do Icat", contou a professora.

Além disso, o público poderá interagir com parte do material de exposição, conhecendo mais de perto a Meteorologia.

Parceria com Museu de Darwin

Para prestigiar a inauguração, estará presente a professora Ana Klyukina, diretora do Museu de Darwin, localizado em Moscou, na Rússia.

A visita também volta a firmar a parceria estabelecida por meio de um convênio entre o MHN e o museu russo, em 2014, como explica o professor Jorge Luiz Lopes: "Com a mudança para a nova sede do museu, nós sentimos a necessidade de fazer com que a parceria voltasse efetivamente a acontecer. Então a vinda dela será muito boa, porque nós vamos poder acertar uma série de detalhes no que diz respeito às trocas de informações e colaboração entre essas duas instituições".

Serviço

  • O quê: Inauguração da 1ª Sala e exposição de Meteorologia do país
  • Quando: Sexta-feira (20), às 14h
  • Onde: Sede do Museu de História Natural, localizado na Av. Amazonas, em frente a Praça da Faculdade

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas