Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Município abre chamada para adquirir alimentos para a merenda escolar

Interessados devem entregar documentação na Semed até as 9h do dia 11 de fevereiro

A Prefeitura de Maceió lançou, nesta terça-feira (21), o Edital de Chamada Pública Nº 001/2020, que autoriza a aquisição de alimentos da agricultura familiar para o Setor de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane) da Rede Municipal de Ensino. A chamada está publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município (DOM).

A iniciativa integra o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para promover a melhoria da qualidade da merenda na Rede. A chamada obedece o que estabelece o Artigo 14 da Lei federal 11.947/2009. A legislação determina que a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar represente, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE.

Leia também

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a medida foi adotada a partir do planejamento participativo, com base na demanda das escolas e oferta dos agricultores. "Nós já realizamos essa aquisição da agricultura familiar desde 2015, sempre com o objetivo de superar os 30% fixados pelo Ministério da Educação (MEC). Neste ano de 2020, a Chamada Pública inclui frango e ovos na lista de alimentos. É um contrato de compra e venda em que todos ganham. Os nossos alunos ganham porque melhoramos a qualidade nutricional da alimentação escolar, a agricultura alagoana ganha porque melhoramos as questões econômicas das famílias e do Estado", pontuou o prefeito.

Diminuir a distância do produtor para o consumidor é uma referência social, mas também nutricional, ambiental e econômica. Conforme a coordenadora do Sane, Anna Carla Luna, a Chamada Pública dá prioridade aos alimentos agroecológicos ou orgânicos, como forma de garantir os alimentos mais saudáveis e ricos nutricionalmente para a merenda das escolas da Rede Municipal.

Associações e cooperativas que produzem hortifruti, semiperecíveis, polpa de frutas, tubérculos, derivados de leite, ovos, leite de coco e frango, e estejam interessados em participar do processo, devem entregar à Secretaria Municipal de Educação (Semed) a documentação solicitada na Chamada Pública, em dois envelopes, até as 9h do dia 11 de fevereiro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas