Os alagoanos ainda não digeriram a ideia de mudar o nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta. A homenagem controversa à jogadora, natural de Alagoas e eleita seis vezes a melhor do mundo, repercute nas redes sociais com comentários revoltados, memes e opiniões sobre a real atuação parlamentar. A única unanimidade é a expectativa pelos próximos capítulos dessa história, que já vem repercutir nacionalmente.
A mudança do nome do Trapichão foi proposta pelo deputado Antônio Albuquerque (PTB) e aprovada em segunda votação, durante sessão extraordinária da Assembleia Legislativa (ALE), na última quinta-feira (12). O assunto volta à pauta da Casa de Tavares Bastos na próxima semana.
Leia também
Durante a votação, o autor da proposta, Antônio Albuquerque, disse que a mudança para Rainha Marta foi motivada pelo fato de Pelé, considerado o atleta do século, ter desprezado os alagoanos e nunca "ter estado no estado", enfatiza o parlamentar.
"Cara, como você tira uma homenagem de uma pessoa pra botar outra? Eu sei que a rainha Marta merece muito, mas já tem um homenageado ali e, diante disso, acho que seria falta de respeito tirar a homenagem ao Pelé", comentou um internauta em postagem em um perfil de humor no Instagram.
Outro usuário questiona o que chamou de "pauta frívola", insinuando que o assunto não merecia ser discutido em uma sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).
"Eles não têm o que fazer? O certo seria os deputados se preocuparem com coisas mais importantes para população", opinou um internauta. "A Casa de Tavares não merece essa frivolidade", reagiu outro.
Os internautas que são contra a mudança no nome têm como principal argumento a deselegância. Para esses, remover o nome de Pelé "pegaria mal" e repercutiria em todo o País.
Enquanto isso, os alagoanos a favor da mudança defendem que Marta merece ter seu nome eternizado e que, com as conquistas obtidas ao longo dos últimos anos, chegou a um patamar inigualável enquanto jogadora. Alguns comentários argumentam que a alagoana de Dois Riachos é um símbolo do protagonismo feminino e que, portanto, merece, sim, uma homenagem à altura. "Ela é uma mulher, veio de uma cidade humilde, batalhou muito para chegar onde nenhum homem chegou", publicou uma internauta.
SAÍDA CORDIAL
Uma emenda modificativa tramita na ALE e pretende alterar o projeto original. A ideia do deputado Sílvio Camelo quer que a mudança não suprima o nome de Pelé. O Trapichão se chamaria "Estádio Rei Pelé e Rainha Marta". A emenda com isso objetivo está sendo discutida na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.