Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

MPF e Iphan discutem tombamento em áreas afetadas pela mineração

Reunião aconteceu após requerimento feito por moradores e ex-moradores dos locais desocupados


				
					MPF e Iphan discutem tombamento em áreas afetadas pela mineração
Instituto destacou que o pedido de tombamento é uma situação nova e ainda em estágio inicial de análise. Cortesia

Nessa quarta-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se reuniram para discutir sobre a possibilidade de Tombamento Provisório em áreas afetadas pela mineração em Maceió. O encontro foi coordenado pelas procuradoras da República Juliana Câmara, Niedja Kaspary e Roberta Bomfim.

O momento aconteceu após o requerimento apresentado por entidades representativas de moradores e ex-moradores dos locais desocupados.

Leia também

O Iphan buscou o MPF para garantir que as demolições de imóveis sejam limitadas aos casos de efetiva emergencialidade, sob o risco de perda irreversível de bens que poderão ser protegidos pelo instituto, no âmbito do processo de tombamento em curso.

Assim, o Iphan destacou que o pedido é uma situação nova e ainda em estágio inicial de análise, especialmente por se tratar de uma área marcada por um desastre ambiental.

Também foi ressaltada a importância de realizar avaliações patrimoniais, tanto materiais quanto imateriais e arqueológicas, a fim de dimensionar e propor espaços de preservação que possam salvaguardar a memória e a identidade cultural dessas comunidades.

Durante a reunião, os presentes ainda enfatizaram a importância do inventário sócio-participativo, já em andamento no âmbito do Plano de Ações Sociourbanísticas – garantido pelo acordo socioambiental (2020) – como uma ferramenta fundamental, destacando a preocupação com o avanço das demolições.

Em 10 dias, o Iphan encaminhará o termo de referência (TR), que foi enviado à Braskem, no âmbito do processo de licenciamento ambiental para as demolições, a fim de que seja analisado pelo MPF.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas