Os moradores do Vale do Reginaldo interditaram, mais uma vez, nesta quarta-feira (23), uma parte da ladeira Geraldo Melo, no bairro do Farol. A interdição faz parte de uma série de protestos promovidos pela Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal), que pede a conclusão das obras de infraestrutura e saneamento básico na localidade. O ato durou alguns minutos.
Os protestos tiveram início nessa terça-feira (22), quando os moradores fizeram o bloqueio na parte da via no sentido Poço-Tabuleiro e prometem outras manifestações para esta quinta-feira (24), e nos dias 06 e 07 de junho.
Leia também
Os moradores dizem que as obras tiveram início há anos, mas nunca foram concluídas, mesmo com reuniões tendo sido realizadas com os órgãos responsáveis pelas obras. De acordo com o morador Antônio Sabino, já foram feitos 1.200 metros de saneamento, faltando, somente, 80 metros que intercalam duas galerias.

Por meio de notas, a Seminfra e a Seinfra se posicionaram sobre o assunto. Confira:
NOTA DA SEMINFRA
O Projeto de Reurbanização do Vale do Reginaldo começou a ser executado no ano de 2008, mas estava parado. A atual gestão da Prefeitura de Maceió vem trabalhando para fazer avançar a obra, que também é de responsabilidade do Governo do Estado. Em 2016, a construtora licitada pela Prefeitura concluiu os serviços de contenção de encostas nos quatro pontos contratados. Atualmente, a obra encontra-se paralisada aguardando a desapropriação de imóveis por parte do Estado para poder prosseguir com as obras do sistema viário. Nesta terça-feira (22), o secretário municipal de infraestrutura, Ib Breda, vai receber uma comissão de moradores do local e representantes da Secretaria do Estado de Infraestrutura para dialogar sobre as reivindicações da comunidade.
NOTA DA SEINFRA
A Secretaria de Estado da Infraestrutura esclarece que todas as obras externas de saneamento básico do Vale do Reginaldo são de responsabilidade da Prefeitura de Maceió, conforme convênio federal firmado por meio do Ministério das Cidades, o que contempla obras referentes a escoamento, saneamento e boca de lobo abertas, algumas das insatisfações apontadas pelos moradores da comunidade.
Em relação ao pleito que cabe ao Estado, que são as áreas habitacionais, já foi realizado um encontro com representantes da comunidade e encontra-se em andamento um processo licitatório contemplando as principais reivindicações dos moradores em relação a execução de serviços remanescentes, além de novas solicitações referentes a área habitacional 01 do Projeto de Urbanização Integrada do Vale do Reginaldo.
Em tempo, a pasta esclarece que mensalmente são realizadas reuniões entre Estado e Município, no sentido de, em parceria, dar celeridade aos trâmites do Vale do Reginaldo.
A respeito do diálogo cobrado pelos moradores, a Seinfra esclarece que vem mantendo-se à disposição da comunidade e que havia uma reunião marcada para as 9h desta terça (22), entre Estado, Município e representantes do Vale do Reginaldo, e os moradores não compareceram ao encontro.
A Seinfra reitera que o Projeto do Vale do Reginaldo é uma das ações prioritárias do Governo de Alagoas que, por meio da pasta, tem procurado resolver os anseios dos moradores, respeitando as possibilidades financeiras do Estado.