Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Moradores do Bom Parto fecham a General Hermes para protestar contra falta d’água

Ato começou por volta das 7h; populares utilizaram pneus e entulhos para fechar a via

Moradores do Bom Parto fecharam a General Hermes, nessa quinta-feira, 18, para protestar contra a falta d’água no bairro. Segundo eles, o problema já persiste há três meses.

O ato começou por volta das 7h. Moradores utilizaram pneus e entulhos para fechar a via. O trânsito está parado na localidade.

"A gente faz protesto e, imediatamente, ligam a água. No entanto, o abastecimento é interrompido novamente dias depois. E assim vai. Somos esquecidos", disse um morador identificado como Ivo.

Artigos Relacionados

Trânsito na localidade
Trânsito na localidade | Foto: Cortesia

Ainda segundo ele, a conta de água continua chegando, mesmo com o abastecimento de água interrompido. "Temos crianças e idosos que, inclusive, estão doentes. Precisamos que a água chegue nas torneiras", finalizou.

A reportagem entrou em contato com a BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água em Maceió, que informou que a empresa, juntamente com a Casal, realiza intervenções para melhorar vazão do Sistema Catolé-Cardoso, por isso da falta d'água.

"Alguns dos bairros atendidos pelo Sistema Catolé-Cardoso, na parte baixa e orla lagunar de Maceió, estão apresentando irregularidades no abastecimento de água nos últimos dias. A situação se deve, entre outras razões, à perda de vazão no sistema produtor. Por isso, para sanar as deficiências e regularizar o atendimento à população, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a BRK estão efetuando algumas intervenções no Sistema", diz nota da Casal.

Veja nota completa:

Alguns dos bairros atendidos pelo Sistema Catolé-Cardoso, na parte baixa e orla lagunar de Maceió, estão apresentando irregularidades no abastecimento de água nos últimos dias. A situação se deve, entre outras razões, à perda de vazão no sistema produtor. Por isso, para sanar as deficiências e regularizar o atendimento à população, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a BRK estão efetuando algumas intervenções no Sistema.

Uma delas é a limpeza e desobstrução de vários pontos do aqueduto, estrutura que conduz a água bruta do manancial, em uma Área de Proteção Ambiental (APA Catolé), até a Estação de Tratamento de Água (ETA), situada em Bebedouro. Esse serviço já começou e tem previsão de durar cerca de 90 dias. Assim, gradativamente, à medida que a limpeza avança, mais água vai chegar à ETA para ser tratada. Algumas melhorias também estão em andamento na própria ETA do Sistema Catolé-Cardoso.

Paralelamente, algumas manobras operacionais efetuadas pela Casal e pela BRK já resultaram em melhoria no abastecimento de Chã de Bebedouro. Outras regiões atendidas pelo mesmo Sistema, porém, seguem com o abastecimento apresentando algumas irregularidades.

É o caso, por exemplo, da orla lagunar, Vergel do Lago, Prado e Ponta Grossa. As duas concessionárias de abastecimento, por sua vez, seguem fazendo manobras para sanar a situação o mais brevemente possível, enquanto o serviço de limpeza do aqueduto e as obras de recuperação da ETA estão em andamento.

Enquanto isso, quando é acionada pela população por meio de seu Call Center, a BRK vai até o endereço da falta de água para averiguar as redes de distribuição das ruas, uma vez que a obstrução dessas estruturas também pode ocasionar em redução do volume e da pressão do líquido que chega às residências.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas